Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
Dicas e SugestõesClara de Sousa ensina a fazer a sua marmelada… desfaz-se na boca e é tão fácil de confecionar

Clara de Sousa ensina a fazer a sua marmelada… desfaz-se na boca e é tão fácil de confecionar

Publicado por
Share Button

Este é um processo mais fácil e mais rápido do que o processo tradicional, já que não exige que se descasquem os marmelos, nem que se cozam ou escaldem primeiro em água. Desta forma a marmelada retém todo o sabor.

Esta marmelada, mesmo depois de secar, fica sempre muito macia no interior. É também isso que a torna tão apreciada. Literalmente, desfaz-se na boca.

Ingredientes:

700 g de açúcar por cada 1 quilo de marmelos (pesados depois de descaroçados)
aguardente/bagaço para pincelar

Utensílios

varinha mágica ou robot de cozinha com lâmina larga
papel vegetal recortado

Confecção:

Lave muito bem os marmelos e retire-lhes o caroço. Mantenha a pele. Corte-os em pedaços (pode colocá-los numa tigela com água para não oxidarem).

Num tacho suficientemente alto distribua os dois ingredientes por camadas, começando sempre com uma boa camada de marmelos no fundo do tacho, seguida de uma camada de açúcar, mais uma de marmelos e uma de açúcar e por aí fora até esgotar os ingredientes.

Ligue o lume para intensidade média (6 no eléctrico) e coloque o tacho tapado sobre o lume. Quando começar a fervilhar, baixe o lume (3 no eléctrico) e mantenha a fervilhar durante 40 a 45 minutos ou até o marmelo estar bem cozido e com um tom avermelhado.

Ainda em quente, passe tudo muito bem pela varinha mágica (ou use um robot de cozinha com lâmina larga mas tenha muito cuidado para não se queimar). Vai ficar com um puré bastante denso, como uma papa de bebé.

Transfira o puré quente para taças já esterilizadas e deixe arrefecer um pouco.

Quando a marmelada já tiver uma película no topo, ainda morna, pincele-a bem com bagaço/aguardente e cubra-a com papel vegetal recortado à medida.

Coloque as taças ao sol para a marmelada secar durante pelo menos uma semana (pode ser no parapeito de uma janela ou no exterior).

Depois de seca conserve num local fresco da casa, ou, se a casa for quente, no frigorífico.

@ https://claradesousa.pt

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo