Receitas Para Todos os Gostos
EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Entradas e PetiscosO Bolinho ou Pastel de Bacalhau

O Bolinho ou Pastel de Bacalhau

Publicado por
Share Button

Os bolinhos ou pastéis de bacalhau são uma especialidade da gastronomia portuguesa, sendo também muito populares em Angola e no Brasil.
No centro e sul de Portugal são conhecidos por pastéis de bacalhau.

Estes bolinhos ou pasteis de bacalhau são fritos e feitos duma massa homogénea de bacalhau desfiado, batatas e ovos. Além de funcionarem como entrada, podem transformar-se em prato, acompanhando com arroz de tomate ou com uma salada de feijão frade, temperada com azeite e vinagre.

Alguns gastrónomos sugerem que a primeira receita oficial do bolinho de bacalhau data de 1904, tendo surgido num livro chamado “Tratado de Cozinha e Copa”, de Carlos Bandeira de Melo, um oficial do exército português que usava o pseudónimo Carlos Bento da Maia. A obra de Carlos Melo entraria para a história como a primeira a apresentar uma receita do prato.

Deixo-lhe aqui uma das muitas receitas desta especialidade da gastronomia portuguesa:

Ingredientes:

300 g bacalhau
300 g batatas para cozer
4 ovos
1 dl azeite

1 cebola picada
1 ramo salsa
sal e pimenta q. b.
q.b. óleo

Modo de Preparação:

Coza as batatas inteiras e com pele depois de muito bem lavadas, de 30 a 35 minutos. Coza o bacalhau noutro tacho durante 10 minutos. Retire as peles e espinhas ao bacalhau e desfie-o esfregando dentro de um saco limpo de pano. Depois das batatas cozidas escorra-as e pele-as. Ponha-as num tacho em lume muito brando para secarem um pouco. Depois esmague-as reduzindo-as a puré.

Entretanto refogue a cebola em azeite. Misture-a com as batatas e o bacalhau desfiado até ficar uma massa homogénea. Depois acrescente a salsa e os ovos batidos amassando mais um pouco.
Com o auxilio de 2 colheres embebidas em azeite molde os pastéis, fritando, poucos de cada vez, . em óleo abundante e muito quente. Escorra-os em papel absorvente e sirva-os decorados com um raminho de salsa.

Este é um prato indispensável em datas festivas e apreciado como petisco em bares, restaurantes e festas um pouco por toda parte.

Fonte:http://lumeear.blogspot.pt

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

6 + 2 =

Ir para Topo