Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
PeixePratosCaldeirada de peixes

Caldeirada de peixes

Publicado por
Share Button

Ingredientes para 4 pessoas:

2 cebolas bem grandes
600 g de batata de boa qualidade (que não se desfaça)
1 pimento verde e 1 pimento vermelho
6 tomates maduros

1,5 dl de azeite
2 kg de peixes variados para caldeirada (também pode juntar camarões e amêijoas)
1 malagueta de piripiri

4 dentes de alho
1 raminho de salsa
Sal e pimenta qb

Preparação:

Deite um fio de azeite no fundo de um tacho largo. Descasque a cebola, corte-as em rodelas finas e espalhe-as sobre o fundo do tacho. Pele as batatas, corte em rodelas e coloque por cima das cebolas. Lave e corte o pimento em tiras tendo o cuidado de o limpar de todas as sementes e peles brancas. Espalhe as tiras de pimento sobre as batatas. Lave o tomate, corte-o em bocados e disponha-o sobre os restantes legumes.

Regue com o restante azeite, tempere tudo com sal, tape o tacho e leve a cozinhar sobre lume brando. Com o tacho tapado, agite de vez em quando.
Entretanto tempere os peixes com sal.

Se o tamboril ou o cação tiverem fígados, aproveite-os também, pois dá sabor. Passados cerca de 10 a 15 minutos das batatas estarem ao lume, sem que estas estejam totalmente cozidas, junte-lhes os peixes e mariscos, se for o caso, o ramo de salsa e a malagueta de piripiri esfarelada.

Tempere com um pouco de pimenta moída na altura. Tape de novo o tacho e deixe cozinhar sobre lume brando aproximadamente mais 10 minutos para cozer o peixe. Agite o tacho de vez em quando e, quase no final da cozedura prove para verificar se há necessidade de rectificar o tempero. Depois de apagar o lume, sirva bem quente.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo