Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
MariscoPratosAçorda com camarão ao alho

Açorda com camarão ao alho

Publicado por
Share Button

Açorda com camarão ao alho

Ingredientes

Três chávenas de miolo de camarão congelado
4 a 5 pães de trigo com alguns dias
4 dentes de alho

Azeite q.b.
Sal q.b.
Uma pitada de piripiri em pó

Duas malaguetas das mais pequenas
3 gemas de ovo

Oregãos secos q.b.
Salsa fresca q.b.

Levar um tacho ao lume com água e, quando ferver juntar os camarões. Temperar com uma pitada de sal. Deixar ferver 1 minuto e tirar os camarões para um passador ou um pano de cozinha, para enxugar toda a água.
Reservar a água de escaldar os camarões.

Levar uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e dois dentes de alho laminados. Quando os alhos amaciarem juntar o pão partido em cubos pequenos. Mexer bem e adicionar um pouco de caldo de escaldar os camarões e uma pitada de piripiri.

Mexer e ir adicionando mais caldo até o pão ficar cozido e formar uma bola. Se necessário juntar mais azeite e sal.

Num prato colocar uma folha de papel vegetal e untar com azeite. Deitar a massa de pão ( açorda ) e formar um disco com a forma da frigideira onde depois irá a fritar. Deixar arrefecer e levar ao frigorifico por 60 minutos aproximadamente.

Levar uma frigideira ao lume com um fio de azeite e, quando estiver bem quente, colocar a açorda ( basta pegar no papel vegetal e deixar que o disco de açorda deslize ). Deixar fritar 2 a 3 minutos e virar para que frite do outro lado

( para isto colocar um prato em cima da frigideira e virar com cuidado, depois é só deixar deslizar de novo para a frigideira ).

Levar outra frigideira ao lume com um fio de azeite, dois dentes de alho laminados e as malaguetas também laminadas. Temperar com uma pitada de flor de sal ( pouco, pois já tem o sal da água da cozedura ). Cozinhar por 1 minuto e juntar os camarões. Mexer e cozinhar em lume brando por 5 minutos.

Colocar as gemas de ovo numa tigela e cobrir com água bem quente. Deixar mergulhadas na água enquanto se faz o empratamento.

Empratamento

Deixar deslizar o disco de açorda para o prato de servir. Com uma colher abrir três cavidades e colocar uma gema de ovo em cada uma.

Em cima de cada gema deitar uma pitada de oregãos. Espalhar por toda a superfície da açorda os camarões e regar com o molho de azeite e alho. Deixar as gemas de ovo visíveis. Terminar salpicando com a salsa fresca picada.

* receita de José Avillez com algumas alterações.

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo