Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
PeixePratosDourada do Atlântico Assada com Tomilho-Limão

Dourada do Atlântico Assada com Tomilho-Limão

Publicado por
Share Button

Dourada do Atlântico Assada com Tomilho-Limão

Ingredientes:
– 1 Dourada do Atlântico fresca com cerca de 750 a 800 gr (limpa e sem escamas)
– Azeite q.b.
– 1 Limão grande (lavado e fatiado)

– 15 a 20 hastes de Tomilho-Limão fresco
– Sal Marinho q.b.
– 1 colher de sopa (rasa) de Pimenta Preta em grão
– 12 Batatinhas Novas pequenas com casca (lavadas e cortadas em cubos)

– 200 gr de Feijão Verde riscado
– 200 gr de Tomate Cherry
– 1 Cebola grande (descascada, lavada e cortada em quartos)

Vai também precisar de:
– Facas + Tábua de corte
– Travessa de forno

– Panela de inox pequena
– Folha de Alumínio q.b.

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 200º C (modo de aquecimento em cima e em baixo).

Passe a dourada por água corrente para lavar o sangue e eventuais escamas remanescentes. Faça cortes longitudinais em diagonal, espaçados entre si e com profundidade suficiente para segurar as fatias de limão, de ambos os lados do peixe. Reserve.

Na travessa de forno, deite um fio ligeiro de azeite no fundo e disponha fatias de limão e por cima, algumas hastes de tomilho-limão.

Coloque a dourada por cima desta cama e no interior da barriga, deite sal marinho q.b., uma fatia de limão cortada ao meio, hastes de tomilho-limão e alguns grãos de pimenta preta. Na parte superior do peixe prenda em cada corte meias fatias de limão, entre cada uma delas hastes de tomilho-limão, sal marinho a gosto e alguns grãos de pimenta preta. Regue o peixe com um novo fio ligeiro de azeite e leve ao forno previamente quente.

Com a dourada já no forno, comece a preparar os legumes que a irão acompanhar: lave bem as batatinhas, mantendo a casca e corte-as em cubos – coloque-as de imediato na panela de inox e cubra-as com água para que não oxidem.

Corte as pontas ao feijão verde, parta-o a gosto e lave-o, colocando-o de seguida na panela das batatas e adicionando água se necessário até cobrir – leve ao lume até ferver e uma vez atingido o ponto de fervura, adicione uma pitada ligeira de sal marinho e reduza para lume médio a baixo deixando cozinhar durante cerca de 8 a 10 minutos.

Lave os tomate cherry e descasque, lave e corte em quartos a cebola – reserve.

Assim que o tempo de cozedura das batatas tenha terminado, escorra bem a água e retire o peixe do forno (tendo o cuidado de regar a parte superior da dourada com algumas colheres do próprio molho). Adicione à travessa os tomate cherry, os quartos de cebola, as batatinhas e o feijão verde. Por cima dos legumes deite um fio muito ligeiro de azeite, uma pitada também ligeira de sal marinho, o resto dos grãos de pimenta preta e as restantes hastes de tomilho-limão. Leve tudo ao forno a assar.

Após cerca de 10 minutos irá verificar que as pontas das fatias de limão colocadas na parte superior do peixe já se apresentam queimadas. Deverá retirar a travessa do forno e cobrir todo o peixe (e apenas o peixe) com folha de alumínio q.b.. Leve de novo ao forno até que as batatinhas estejam douradas e a cebola e o feijão verde estejam macios.

Sirva bem quente, assim que sair do forno e…

 

Fonte http://bit.ly/1gKdQmT

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo