Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
DocesPudinsPUDIM DE OVOS COM CARAMELO CASEIRO

PUDIM DE OVOS COM CARAMELO CASEIRO

Publicado por
Share Button

Ingredientes:

Pudim:

10 ovos
1 lt de leite
Casca de limão
350 gr de açúcar

2 folhas de gelatina
Paus de canela (1 ou 2)
Vagem de baunilha (opcional)

Caramelo:

4 colheres de sopa de água
6 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de sumo de limão ou vinagre

Modo de preparo:

Para preparar o caramelo utilize um recipiente de fundo grosso, sobre lume brando. Envolva o açúcar e a água e deixe ferver, mexendo, até obter uma cor âmbar. Adicione o limão ou vinagre, envolva e corte o lume. Tenha em conta que a alta temperatura continuará a caramelizar o açúcar pelo que deverá cortar o lume alguns minutos antes de atingir o ponto de caramelo.

Verta o caramelo para a forma e, rodando-a, forre bem o fundo e as paredes laterais. Mantenha esta operação até o caramelo esfriar e solidificar. Em lume baixo, ferva o leite com a casca de limão, a canela e a vagem de baunilha inteira.

Assim que levantar fervura, desligue o lume e retire o limão, a canela e a baunilha. Adicione ao leite as folhas de gelatina após uma demolhada muito rápida. Mexa até dissolver a gelatina. Numa taça, bata os ovos com o açúcar até obter um creme homogênio. Lentamente, adicione o leite aos ovos com açúcar mexendo sempre para evitar grumos.
Passe a mistura por um passador e verta-a para a forma do pudim já forrada com caramelo.

Coloque a forma tapada dentro de uma panela grande com água já fervente e coza o pudim em banho maria durante cerca de 25 minutos. Verifique o ponto de cozimento utilizando um fio de esparguete que deverá sair seco do interior do pudim. Desligue o lume e retire a forma da panela com muito cuidado para a tampa não se soltar. Deixe o pudim arrefecer e repousar no frio durante algumas horas antes de o desenformar e servir.

Fonte: http://artenosaborcomluizcarlos.blogspot.pt/

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo