Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
Entradas e PetiscosBola de Chouriço e Bacon

Bola de Chouriço e Bacon

Publicado por
Share Button

Ingredientes:

500 g de farinha de trigo T55 s/ fermento, 6 ovos + 1 gema, 175g de gorduras ( 75g de manteiga, 50 g de óleo, 50 g de azeite), 50 ml de água, 5 g de sal, 4g de fermento de padeiro seco (1 saqueta) usei da Vahiné, 150 g de chouriço de carne e 150 g de bacon ás tirinhas ou cubinhos e azeitonas às rodelas.
Preparação:

1- Comece por peneirar a farinha para dentro de um alguidar e misturar com o sal. Abra uma cova ao centro. Desfaça o fermento na água tépida e misture na farinha.

2- Abra os ovos um a um e vá envolvendo na farinha. Faça o mesmo com o azeite, com o óleo e com a manteiga previamente derretida. Envolva tudo muito bem e trabalhe a massa com as mãos, até que fique bem amassada e se desprenda do alguidar. Se necessário, polvilhe com mais um pouco de farinha.

Polvilhe com um pouco de farinha e deixe levedar durante 2 horas.

3- Unte com manteiga uma forma (tipo bolo inglês ou um tabuleiro retangular) e forre com papel vegetal.
Depois verta a massa sobre a bancada enfarinhada, envolva o chouriço, o bacon e as azeitonas na massa e forme uma bola. Deixe repousar mais 20 minutos.

4- Pré-aqueça o forno a 200ºC durante 10 minutos, coloque a massa dentro da forma ou tabuleiro e espalhe até que fique totalmente preenchido. Pincele com a gema de um ovo, desfeita com um garfo.
Leve ao forno, durante 40 a 45 minutos.
Desenforme e sirva. Excelente para um lanche de fim-de-semana, em família.

Bom Apetite!

Fonte:Jovens Dona de casa

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo