Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
BacalhauPratosBacalhau à Brás no Forno

Bacalhau à Brás no Forno

Publicado por
Share Button

Quando toca a fazer bacalhau à brás, o mais certo é usarmos batata palha de pacote e em pouco tempo conseguimos ter o jantar na mesa.

Mas nada chega ao sabor de um bacalhau à brás feito com batatas cuidadosamente fritas em casa. É um daqueles casos em que todo o esforço a descascar, fritar, e limpar o fogão compensa, quando finalmente colocamos a primeira garfada na boca.

Quanto a colocar no forno para dourar e cozinhar os ovos é um outro método usado para fazer esta receita, que partilharam recentemente comigo, e que eu ainda não tinha tido tempo de colocar em prática.

Ingredientes para 2 pessoas:

250gr de bacalhau (usei migas previamente demolhadas e descongeladas)
2 colheres de sopa de azeite
300gr de batatas
3 ovos

1 cebola grande
1 dente de alho
salsa

sal e pimenta
azeitonas para enfeitar

Preparação:

Desfie o bacalhau com as mãos de modo a obter pedaços pequenos. Corte as batatas em palitos fininhos (palha) e a cebola em rodelas finas.
Leve um tacho ao lume com o azeite, a cebola e o alho picado. Deixe refogar até cozer a cebola e junta-se depois o bacalhau, deixando cozinhar.

Entretanto frite as batatas em óleo bem quente, só até alourarem ligeiramente. Retire-as e deixe-as escorrer sobre papel absorvente.
Junte depois as batatas ao bacalhau e mexa bem.
À parte bata os ovos e tempere-os com um pouco de sal e de pimenta.

Coloque a mistura de bacalhau e batatas num prato que possa ir ao forno e à mesa e verta os ovos cuidadosamente sobre o bacalhau. Leve depois ao forno previamente aquecido (180ºC) cerca de 10 minutos, de modo a que os ovos fiquem em creme e não demasiado cozidos quando servir o bacalhau.
Polvilhe com salsa picada e as azeitonas e sirva com uma salada verde.

Bom Apetite!

Fonte:http://paracozinhar.blogspot.pt

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo