Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
Dicas e SugestõesNunca mais vais voltar a colocar as cascas de ovos no lixo depois de veres isto

Nunca mais vais voltar a colocar as cascas de ovos no lixo depois de veres isto

Publicado por
Share Button

Se fores como a maioria das pessoas, deitas as cascas de ovos no lixo, no entanto depois de leres o seguinte artigo vais de deixar de deitar as cascas de ovos no lixo. Pouca gentes sabe, mas as cascas de ovos podem servir para muitas utilidades, como vais poder verificar nas seguintes dicas que apresentadas.

DICAS DE UTILIDADES QUE PODE DAR ÀS CASCAS DOS OVOS:
Fertilizante natural para o solo

As cascas de ovos são uma boa maneira de adicionar cálcio ao fertilizante das suas plantas, as cascas tem um grande conteúdo de cálcio em relação ao seu volume e tendem a descompor-se rapidamente. Nem precisa de preocupar-se em limpa-las ou de as moer para que se desfaçam.

Café menos amargo

Existem duas substâncias presentes nos grãos de café (o ácido clorogenico e o fenil indane) que causam acidez em pessoas com estômago mais sensíveis. Para neutralizá-los utilize o pH alcalino da casca do ovo. Só precisa colocar uma casca limpa no filtro de café. A bebida não vai perder o sabor e ficará muito mais saudável para o seu estômago.

Máscara Nutritiva.

Se moer as cascas de ovo para as converter em pó, depois adicionar uma clara de ovo e misturar bem, vai obter uma máscara facial que nutre e estica a pele, reduzindo as rugas de pequena profundidade. Deve aplicar na face e aguardar cerca de 10 minutos, lavando depois com água morna (nunca água quente).

Tratar irritações da pele

Dissolva uma casca de ovo num pequeno frasco de vinagre de maçã (leva cerca de dois dias) e use essa mistura para o tratamento de irritações menores da pele que causam coceira ou ardor.

Dissuadir pragas.

Se tiver problemas com caracóis, lesmas ou lagartas no seu jardim, parta as cascas de ovo e espalhe-as por cima da terra das plantas, onde os pequenos parasitas costumam andar, nem sempre resulta, mas na maioria dos casos os bichos vão se afastar e procurar outras paragens para os seus banquetes.

Abrasivo natural para limpar superfícies difíceis

Misture as cascas de ovo moídas com um pouco de água e sabão para limpar aqueles elementos mais difíceis de limpar. As cascas moídas também podem ser usadas como um abrasivo não tóxico em panelas e demais utensílios de cozinha.

Recipientes para germinar e fazer as mudas de plantas

Pode encher as cascas de ovos pela metade com terra e colocar as sementes da planta que quer semear antes de transplantá-la para o canteiro, por exemplo, alface, tomate, etc. A caixa de ovos no peitoril da janela é a maneira perfeita de começar a cultivar uma dúzia de mudas de tomate antes de transplantá-las na horta ou jardim.

Alimentar os pássaros.

Tanto antes como depois de pôr os ovos, as aves “mamãs” necessitam de uma grande quantidade de cálcio nas suas dietas. Pode picar as cascas e coloca-las no jardim para que os pássaros possam come-las e reforçar o cálcio.

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo