Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
Outros PratosPratosEmpada de frango, cogumelos e alho francês com aroma de farinheira! Delicioso e muito fácil de fazer!

Empada de frango, cogumelos e alho francês com aroma de farinheira! Delicioso e muito fácil de fazer!

Publicado por
Share Button

Ingredientes para uma empada grande (serve 4 a 5 pessoas)
Recheio:

Meio frango
1 alho francês grande

1 cebola média
1 cenoura grande
1 dl de azeite

2 colheres de sopa de manteiga
3 cravinhos

1 folha de louro
Meia farinheira

100 gr de cogumelos brancos
0,5 dl de vinho branco

Sal e pimenta qb

Massa: 450 gr de farinha de trigo sem fermento, 130 gr de manteiga sem sal, 70 gr de banha de porco, 1 colher de chá de sal fino, 2 colheres de sopa de leite frio, 1 ovo inteiro + 1 para pincelar

Comece por arranjar o frango, retirando as gorduras maiores e partindo-o em pedaços. Deite o azeite num tacho e aloure aí a carne.

Tempere de sal e vire os pedaços para os alourar ligeiramente de todos os lados. Depois junte a folha de louro, os cravinhos, a cebola cortada em meias luas finas, a parte verde do alho francês cortado em juliana e a cenoura cortada em pequenos cubos.

Regue com 0,5 dl de vinho branco e deixe estufar tudo, com o tacho tapado, durante 30 minutos.

Faça a massa. Deite a farinha na bancada, junte o sal fino e misture bem. Abra uma cova no meio e junte as duas gorduras à temperatura ambiente e cortadas em pedaços. Se fizer isto de verão, convém que a manteiga e a banha tenham saído do frigorífico. Vá amassando com a ponta dos dedos até obter uma consistência areada.

Depois junte o ovo inteiro e o leite frio e amasse tudo muito bem com as mãos até ter uma massa lisa e consistente. Faça uma bola, enrole-a em película aderente e deixe-a repousar no frigorífico por 30 minutos.
Enquanto a massa espera, termine o recheio.

Desfie todo o frango estufado e reserve juntamente com o molho e legumes, retirando apenas os cravinhos e a folha de louro.

Corte o alho francês que sobrou (a parte branca) em juliana fina. Num tacho deite 2 colheres de sopa de manteiga, deixe aquecer ligeiramente e junte o alho francês.

Deixe cozinhar até este começar a amolecer, mas sem ganhar cor. Nesse momento junte meia farinheira sem a pele e esmague-a com um garfo. Junte os cogumelos laminados, tempere de sal e deixe cozinhar tudo, envolvendo bem, durante cerca de 3 minutos.

Quando os cogumelos e o alho francês estiverem cozinhados, junte todo o frango desfiado com os restantes legumes e molho do estufado.

Rectifique de sal e tempere com um pouco de pimenta. Deixe cozinhar uns minutos até obter um preparado cremoso mas sem molho líquido. Assim que estiver pronto, espalhe tudo num tabuleiro para ajudar a arrefecer.

Pré aqueça o forno a 220º. Com a ajuda de um rolo, estique a massa. Unte uma tarteira de tamanho standard e forre-a com uma placa de massa. Adicione o recheio depois de arrefecido. Cobra com outra placa de massa e ajeite as extremidades.

Faça um pequeno furo, com a faca, no centro da massa para sair o vapor. Se desejar, enfeite esse meio, disfarçando o furo com um pequeno coração, flor ou outro enfeite de massa. Pincele com ovo batido e leve a empada ao forno pré aquecido a 220º durante 30 minutos. Sirva quente ou morna, acompanhada de uma salada verde.

Fonte:http://www.soparamulheres.pt

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo