Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
BacalhauPratosBacalhau com Todos, um clássico

Bacalhau com Todos, um clássico

Publicado por
Share Button

Bacalhau com Todos, um clássico

Antes de publicar esta receita, fiz uma pesquisa aqui no blogue para me certificar que ainda não a tínhamos publicado. Esta minha preocupação conduziu-me à constatação de que o Receitas ao Desafio cresceu muito neste último ano.

Neste momento, oferece bastantes ideias a todos os visitantes que por cá passam diariamente e que marcam   presença através de comentários simpáticos e de sugestões. Esta vontade de partilha tem sido, sem dúvida,  muito enriquecedora para este projeto que é coletivo e por isso diversificado.

 

Esta receita de bacalhau com todos, que nada tem de novo por ser presença habitual nas mesas portuguesas dentro e fora da quadra natalícia, é um complemento às outras sugestões de bacalhau já oferecidas pelo blogue.

Vejo-a como um clássico que está, muitas vezes, na génese de outras receitas de aproveitamento de sobras de bacalhau, pelo menos cá em casa é assim que acontece. Desculpem-me pela falta de originalidade mas é um dos meus pratos favoritos. Elejo-o pela  simplicidade e honestidade dos ingredientes e sabores, sempre enaltecidos pelo fio de azeite português.

Este prato é um cozido muito simples de fazer.

Numa panela (de pressão ou não) coloca-se o bacalhau previamente demolhado com a pele voltada para cima, uma cebola partida em quatro quartos, três dentes de alho e uma folha de louro e uma malaguetinha (piri-piri). Cobre-se com água e leva-se a cozer.

Depois de cozido, escorre-se o bacalhau e reserva-se abafando-o.

Na água da cozedura do bacalhau cozem-se as batatas, as couves, repolho e as cenouras. Prova-se a água da cozedura para se retificar o sal.

À parte cozem-se os ovos.

Por norma, compro grão já cozido, mas quem preferir o grão seco terá de demolhá-lo de véspera e cozê-lo.

Empratam-se todos os ingredientes numa travessa.

Coloca-se na mesa o galheteiro com o azeite e o vinagre. Uso vinagre aromatizado com estragão que, no meu entender, confere um paladar peculiarmente agradável.

Gosto ainda de temperar o meu prato, e em especial o ovo cozido, com sal refinado e um leve toque de pimenta preta moída no momento.

 

Fonte: http://bit.ly/1NkbM19

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo