Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]

Francesinhas à moda do Norte

Publicado por
Share Button

Ingredientes para cada francesinha:
3 fatias de pão de forma
1 bife de porco
2 salsichas ou linguiças (daquelas muito fininhas)

2 fatias de chourição
1 fatia de fiambre
2 fatias de queijo(flamengo, por exemplo)
1 ovo estrelado (opcional) – não costumo pôr, acho que já há proteína que chegue, não vos parece?

Ingredientes para o molho – para 6 francesinhas bem regadas (e algum molho de reserva na molheira):
½ litro de água
100 g de polpa de tomate
50 g de manteiga

Piri-piri (a quantidade depende do gosto e resistência de cada um)
2 cervejas de 25 cl
1 caldo de galinha (usei uma colher de caldo caseiro)

Sal a gosto
50 g de amido de milho (maizena)

Preparação do molho (Método tradicional):

Num tacho, mistura-se todos os ingredientes, exceto o amido de milho. Vai-se mexendo, em lume brando, com cuidado para não pegar. Quando ferver, adiciona-se o amido de milho, diluído num pouco de água (apenas o suficiente para diluir bem – 5 a 6 colheres). Vai-se mexendo sempre, até engrossar.
Dica: Caso seja necessário, passar a varinha mágica, para desfazer eventuais grumos e deixar o molho homogéneo.

Preparação do molho (Na Bimby):
Colocar no copo todos os ingredientes, exceto o amido de milho, e programar 20 minutos, 100 graus, velocidade 1. Adicionar o amido de milho, diluído num pouco de água (apenas o suficiente para diluir bem – 5 a 6 colheres). Programar mais 5 minutos, à mesma temperatura e velocidade. No fim, programar 30 segundos, velocidade 7.

Montagem da francesinha:
Grelhar os bifes, previamente temperados com alho, sal, um pouco de vinho branco e pimenta (usei massa malagueta, açoriana, comprada em São Sebastião, à beira da estrada), as salsichas, cortadas a meio, e as fatias de chourição, apenas até adquirirem um aspeto “enrugadinho”.

Colocar num tabuleiro 1 fatia de pão por pessoa, sobre cada uma, colocar um bife, outra fatia de pão, as salsichas, uma fatia de chourição e uma de fiambre. Cobrir com uma última fatia de pão e duas fatias de queijo (podem colocar, como já referi, um ovo estrelado no topo).

Regar generosamente com molho. Levar ao forno até que o queijo esteja derretido (a minha mãe tem um forno a lenha, no quintal, e quando as faço lá ficam divinais!).
Transferir para um prato e servir, simples ou acompanhadas com batatas fritas (o que os puristas consideram uma heresia) e uma cervejinha bem fresquinha (ou outra bebida qualquer, o que eu considero uma heresia).

Nos dias seguintes, convém comer sopinhas, frutinhas, legumes… nada de carnes, pois só nesta refeição deve estar a dose de proteínas (e colesterol) recomendada para uma semana.

Fonte:http://receitasaodesafio.blogspot.pt

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo