Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
DocesTartesFlan Pâtissier

Flan Pâtissier

Publicado por
Share Button

Flan Pâtissier

Ingredientes:

Para a massa

200 g de farinha
80 g de manteiga
50 g de açúcar~

1 ovo pequeno
Para o recheio

800 ml de leite meio gordo
200 ml de natas
3 ovos

150 g de açúcar
90 g de maisena
1 colher de chá de essência de baunilha
Preparação:

Da massa

Misturar a farinha com o açúcar, adicionar a manteiga fria cortada aos cubinhos e trabalhar a massa de forma a ficar com aspecto de areia molhada, juntar o ovo e misturar até formar uma bola, se necessário adicionar uma colher de sopa de água ou leite frio. Guardar a massa pelo menos meia hora no frio antes de a estender para forrar a tarteira.

Para preparar a massa na bimby (thermomix) colocar todos os ingredientes no copo, começando pela farinha e programar 15 segundos, vel. 5, formar uma bola e guardar no frio meia hora antes de estender a massa.

Do recheio

Levar o leite ao lume até levantar fervura. Bater os ovos com o açúcar até duplicarem de volume, adicionar a maisena e o extracto de baunilha, juntar o leite quente e lavar ao lume para engrossar mexendo sempre para não criar grumos.

Estender a massa com um rolo da massa, pecar o fundo com um garfo, verter o recheio e lavar ao forno quente a 180º durante cerca de meia hora, ou até se apresentar firme e com um aspecto dourado. Se necessário cobrir com uma folha de papel de alumínio nos últimos 5 a 10 minutos para não queimar demasiado a superfície.

Deixar arrefecer e colocar no frio por duas a três horas antes de servir.

Notas:

Se não tiver baunilha, pode levar o leite ao lume com a casca de um limão, vai alterar o sabor final, mas fica igualmente bom.

Também pode fazer só com leite. se omitir as natas utilize um litro de leite.

Fonte:http://tertuliadesabores.blogs.sapo.pt

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo