Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
AvesPratosFranguinho com Alho e Alecrim

Franguinho com Alho e Alecrim

Publicado por
Share Button

Franguinho com Alho e Alecrim

Para 4 pessoas

Do início ao fim: 60 minutos

1 frango sem pele partido aos bocados
10 dentes de alho
1 limão (raspa e sumo)

2/3 colheres de sopa de mostarda
1 raminho de alecrim (só as folhinhas, picadas)
sal, pimenta, azeite.

Comece por fazer uma marinada do frango durante cerca de 30 minutos, juntando num tabuleiro o frango com os alhos esmagados (utilize uma faca grande deitada em cima do dente alho e dê-lhe uma pancada para o partir), o alecrim, sal e pimenta a gosto, raspa e sumo do limão, mostarda e um fio de azeite. Massaje bem os bocados de frango e deixe repousar.

Entretanto ligue o forno a 200º e coloque um recipiente com água na parte de baixo do forno para criar algum vapor e assim deixar o frango mais húmido e suculento!

Passado o tempo da marinada, coloque o tabuleiro do frango no forno durante cerca de 25/30 minutos, até estar dourado. A cada dez minutos mexa o frango e regue-o com os sucos que se vão libertando. Quando faltarem 5 minutos para terminar, prove o molho e retifique os temperos, se necessário (mais sumo de limão, mais sal, mais mostarda…).

Para acompanhar pode servir um arroz, uma salada de alface com fatias de maçã ou estas cenouras salteadas em sementes de coentros e mel, que são uma delícia e pode prepará-las enquanto o frango cozinha, sem perder mais tempo!

Cenouras cortadas em “batons” de 5cm
uma colher de sobremesa de sementes de coentros esmagadas num pilão (ou com a lateral de uma faca)
4 ou 5 grãos de pimenta esmagados

sal grosso a gosto
uma colher de sopa de mel
1/2 cebola cortada às fatias

1 colher de sopa de manteiga
3 colheres sopa de azeite

Comece por aquecer uma frigideira sem nada. Quando estiver quente coloque as sementes de coentros e a pimenta, em lume médio, mexendo sempre a frigideira para não queimar, durante uns 10 segundos, até começar a libertar os aromas.

Junte o azeite e a manteiga, mexendo para misturar as especiarias.

Coloque os palitos de cenoura e mexa para os envolver na gordura aromatizada e deixe cozinhar uns 3 ou 4 minutos. Salpique com o sal.

Junte agora o mel e a cebola e envolva bem nas cenouras. Reduza o lume e tape, durante mais 3 ou 4 minutos.

Quando as cenouras e a cebola estiverem caramelizadas, verifique se estão cozidas ao seu gosto (nós gostamos delas “al dente”) e sirva com o frango. São mesmo deliciosas!

Fonte: http://sopasamesa.blogspot.pt

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo