Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
Outros PratosPratosDobrada com feijão branco

Dobrada com feijão branco

Publicado por
Share Button

Ingredientes para 6 pessoas:

1,5 kg de dobrada mista
1,5 kg de feijão branco
800 gr de cenouras

1 couve lombarda
1,5 dl de azeite
2 cebola

4 dentes de alho
2 folhas de louro
1 chouriço de carne
1 chouriço mouro

1 farinheira
1 colher de café de cominhos em grão
1 cravinho
Meio molho de salsa

4 cascas de limão
1 pezinho de tomilho
Sal e pimenta qb
Arroz branco para acompanhar

Preparação:

Lave muito bem a dobrada e comece por a cozer a dobrada em água com sal com as cascas de limão. Na última meia hora de cozedura adicione o pé de tomilho. O tomilho e, principalmente, o limão servem para absorver algum mau sabor e a gordura excessiva.

O tempo de cozedura da dobrada tem a ver com muitos fatores, como a idade do animal, o tipo de alimentação, etc. Por isso o melhor é cozer até estar tenra. É como o polvo: espeta-se com um garfo para ver se está cozida. Eu não costumo usar panela de pressão, por isso cozo num tacho normal, neste caso a dobrada cozeu cerca de uma hora e 45 minutos. Depois de cozida, cortei-a em pedaços e reservei a água, não esquecendo de retirar a casca de limão e o tomilho. Coza também a farinheira durante uns 5 a 8 minutos.

Reserve.

Se utilizar feijão seco, demolhe-o de véspera e coza-o também. Eu utilizei feijão de conserva de boa qualidade e sem conservantes.

As conservas são uma excelente forma de conservar os nutrientes dos produtos e muito práticas para certos cozinhados que requerem muita preparação ou quando estamos com mais pressa (não era o caso, mas confesso que de entre as imensas tarefas que me dão prazer na cozinha, cozer feijão ou grão não é uma delas… tenho que aperfeiçoar isso.

Num tacho coloque o azeite, a cebola picada, os alhos esmagados e picados e as folhas de louro. Deixe refogar lentamente.

Entretanto junte o chouriço de carne e o chouriço mouro em rodelas. Vá mexendo com uma colher de pau e deixe refogar sem que se queime ou pegue ao tacho.

Quando o chouriço começar a ficar cozinhado e ligeiramente tostado, junte a cenoura em rodelas e a couve lombarda cortada em juliana larga. Tempere de sal e misture tudo. Entretanto vá juntando aos poucos água da cozedura da dobrada.

Adicione também meia farinheira cozida e desfeita. Mexa de vez em quando e vá adicionando mais água até que a cenoura e a couve estejam cozinhadas e o preparado tenha formado um molho grosso. Retifique de sal e junte os cominhos, o cravinho e pimenta qb moída na altura (pimenta preta ou mistura de pimentas).

Quando tudo estiver bem cozinhado, junte a dobrada e o feijão, tudo já cozido. Deixe apurar um pouco mais e retifique temperos. desligue o lume e deixe descansar 10 minutos antes de servir. No momento de levar à mesa junte as restantes rodelas de farinheira e salpique com salsa fresca picada. Sirva com arroz branco. Pelo menos para mim, que sou a maior “arrozeira” que conheço, é indispensável.

Bom apetite!

Fonte:http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo