Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
PeixePratosArroz de Choco

Arroz de Choco

Publicado por
Share Button

Ingredientes para 4 pessoas:

1 kg de chocos pequenos limpos
2 chávenas de chá de arroz carolino
1 dl de azeite

1 cebola grande
4 tomates bem maduros
2 dentes de alho

1 folha de louro
Meio molhinho de coentros
Sal qb
1 malagueta (opcional)

Preparação:

Deixe os chocos a descongelar de véspera no frigorífico. Quando descongelados, escorra a água.
Num tacho deite o azeite, a cebola picada, bem como os alhos e uma folha de louro.

Deixe refogar ecrca de 3 minutos. Junte os tomates pelados e cortados em cubos, tempere de sal, mexa e deixe cozinhar mais um pouco. De seguida junte os chocos e a malagueta, se gostar. Deixe cozinhar em médio lume alto até os chocos estarem tenros (depende muito da qualidade do produto).

Quando os chocos estiverem tenros, retire-os do tacho com uma escumadeira e deixe lá dentro a tomatada e todos os sucos da cozedura do choco. Os chocos devem ser retirados para não ficarem demasiado cozinhados e secos. Junte água de forma a obter uma quantidade de líquido que seja 2 a 3 vezes a quantidade do arroz.

Tempere de sal. Tape o tacho e deixe a água ferver. Quando isso acontecer junte o arroz. Mexa e deixe cozinhar cerca de 14 minutos. No fim junte os chocos e mexa novamente. Depois de pronto, polvilhe com coentros picados no momento e sirva.

Nota: para conseguir um arroz malandrinho, meça a água, mas não tenha problema em retificar a quantidade a meio da cozedura. Se a água for pouca, acrescente mais um pouco de água bem quente e retifique o sal. Se notar, quase no fim do cozinhado, que o arroz está a ficar demasiado caldoso, retire algum líquido com uma concha e deixe o arroz acabar de cozer de forma a obter a consistência desejada.

Bom apetite! Coma bem e de forma saudável!

Fonte:http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo