Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
BolosDocesBolo desfaz-se na boca como algodão doce

Bolo desfaz-se na boca como algodão doce

Publicado por
Share Button

250g de queijo creme (usei Philadelphia light)
50g de manteiga
100ml de leite meio gordo
6 ovos
60g de farinha sem fermento

20g de maizena
1 colher de chá de açúcar baunilhado
140g de açúcar
1 pitada de sal

Pré-aquecer o forno a 160ºC.
Forrar a papel vegetal uma forma de 20 cm com aro alto, deixando umas pontas de 2 cm de altura para facilitar o processo de desenformar o bolo, e untar o papel com manteiga.
Peneirar a farinha e a maizena.

Derreter em banho-maria o queijo creme, a manteiga e o leite. Misturar bem até ficar tudo homogéneo. Deixar arrefecer até ficar à temperatura ambiente.
Juntar a mistura das farinhas e as gemas à mistura do queijo e mexer bem.
Noutro recipiente, juntar o sal às claras e batê-las em castelo. Quando as claras começarem a formar picos juntar os açúcares. Bater, até ficar bem firme.

Adicionar à mistura do queijo, as claras em castelo e envolver bem, sem bater, até ficar uma mistura homogénea.
Colocar a massa na forma e levar ao forno a cozer em banho-maria, ou seja, colocar a forma num tabuleiro de forno preenchido com 1 ou 2 dedos de água, durante 1 h e 20 minutos.

Se achar que o bolo está a ficar queimado, pode tapar com uma folha de papel de alumínio, até acabar o tempo. No meu caso não foi necessário.
O bolo deve crescer bastante, ter uma cor acastanhada e o centro do bolo deve estar firme ao toque. Aqui o teste do palito não funciona.

Ao fim de 1 h e 20 minutos, entreabrir a porta do forno e deixar o bolo descansar lá dentro por mais 1 hora, para não haver diferenças súbitas de temperatura que possam fazer com que o bolo abata.
Passado esse tempo, desenformar o bolo, retirar o papel vegetal e colocar no prato de servir. Polvilhei com um pouco de açúcar em pó, mas o tradicional é ser servido simples.

Fonte:http://docefimdesemana.blogspot.pt/

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo