Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]

Pudim Flan

Publicado por
Share Button

Pudim Flan
Ingredientes (8 pudins individuais):

Caramelo: 200g de açúcar, 80ml de água

Pudim: 2 ovos grandes, 2 colheres de chá de açúcar baunilhado, 200ml de leite condensado, 300ml de leite evaporado, 200ml de leite.
Preparação: Caramelo:

Coloque num tachinho o açúcar e a água, leve a lume brando e deixe ferver*. Quando o caramelo atingir a cor pretendida (não gosto do meu demasiado escuro, gosto de dourado escuro), retirar do lume e com muito cuidado forrar (fundo e laterais) as forminhas dos pudins com o caramelo.

Pudim Flan:
Pre-aquecer o forno a 180º.
Numa taça colocar os ovos com o açúcar baunilhado e misturar muito bem com uma vara de arames. Posteriormente adicionar o leite, o leite condensado e o leite evaporado, misturar até ficar homogéneo.

Colocar o pudim nas forminhas anteriormente caramelizadas. Colocar as forminhas num tabuleiro e encher esse tabuleiro com água a ferver (a água deve chegar a metade da altura das formas dos pudins). Levar ao forno.
Quando os pudins começarem a tomar cor, tapar com uma folha de papel de alumínio para não queimar.

Quando os pudins estiverem prontos, devem estar firmes no centro (cerca de 1h e 15 minutos, mas depende de forno para forno), com cuidado retirar do forno o tabuleiro.

Retirar as formas dos pudins e deixar arrefecer. Depois de frios, levar os pudins ao frigorífico durante umas horas. Na altura de servir, retirar do frigorifico, passar uma faca para soltar o pudim lateralmente. Inverter sobre um prato e servir.

*Algumas notas sobre o caramelo:
– Fazer caramelo não é difícil, mas é preciso ter muito cuidado porque as queimaduras de caramelo são muito dolorosas 🙂 Utilizo sempre umas luvas para proteger as mãos.

– Tachos/frigideiras com fundos anti-aderentes torna mais difícil ver a cor do caramelo e perceber quando está pronto.
Fonte: http://bit.ly/1NIkUJD

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo