Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]

Bolo Rei

Publicado por
Share Button

Bolo Rei

70gr açúcar (coloquei 80g de açúcar amarelo)
Casca de 1 laranja e de 1 limão (sem parte branca)
130gr leite
70gr manteiga

3 gemas
40gr de fermento padeiro ou 1 saqueta de fermipan
20gr de sumo de laranja

400gr a 450gr de farinha com fermento (previamente pesada)
1 pitada de sal

Tradicional

Coloque na cuba o açúcar em pó, as raspas dos citrinos, o leite e a manteiga amolecidos durante 30 segundos no microondas. Junte as gemas, o fermento, o sal, o sumo e a farinha. Utilize o programa “massa” e verifique se a mistura forma uma bola.

Se a massa estiver muito mole acrescente mais farinha. Quando o programa terminar retire a massa da cuba, sove durante alguns segundos e coloque numa tigela. Deixe num local sem correntes de ar durante a noite inteira.

Bimby
Coloque o açúcar no copo bem seco e pulverize 15seg vel9. Junte as cascas dos citrinos através do bucal do copo e rale uns segundos na vel5. Adicione o leite e a manteiga e programe 30seg, temp37º, vel6 e a seguir 30seg vel9 sem temperatura.

Reduza para vel3 e junte as gemas, o fermento e o sumo de laranja, misturando uns segundos.Deite a farinha pouco a pouco na vel3 através do bucal do copo e só no fim a pitada de sal; aumente para a vel9 durante 30seg.Programe 3min, vel.espiga e verifique se o conteúdo forma uma bola que não fique agarrada às paredes do copo. Se não for o caso, pare a Bimby, polvilhe as paredes do copo com um pouco de farinha e volte a amassar na mesma velocidade.

Deixe repousar a massa dentro do copo até esta levantar o copinho (deixei a noite inteira). Logo que isto aconteça, pressione a massa com as mãos de forma a que o volume baixe e volte a programar 15seg, vel9 e 1min vel.espiga.Retire a massa do copo, amasse com as mãos até formar uma bola lisa, polvilhando a mesma com farinha.

Cozedura

Dê-lhe a forma de uma rosca e coloque-a num tabuleiro previamente untado.Pincele a massa com gema de ovo e decore a seu gosto (frutas cristalizadas e secas). Pode também fazer montinhos de açúcar humidificado (juntei apenas açúcar branco pulverizado). Deixe que a massa dobre de volume e a seguir coloque no forno pré aquecido a 180º durante 20 min.

Sugestão bimby: Aconselha-se a colocar um copo com água, resistente à temperatura, no meio da massa do Bolo rei para que esta não feche.

Nota: As passas que coloquei dentro do bolo foram demolhadas em vinho do Porto durante algumas horas.

Fonte: http://bit.ly/1NMh961

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo