Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
Dicas e Sugestões20 Truques e Dicas para Batatas

20 Truques e Dicas para Batatas

Publicado por
Share Button

20 Truques e Dicas para Batatas

Aqui vão umas quantas dicas e truques para usar batatas:

Se fores cozinhar batatas com casca lava estas bem e de preferência com uma escova para retirar e limpar a casca totalmente.

Ao cozer junta um pouco de vinagre ou sumo de limão a agua de cozedura, isso vai impedir as batatas de escurecer especialmente se estão a ser cozidas sem casca.

As batatas cozem melhor e ficam mais macias se estas não forem mergulhadas em água quente mas sim em água fria que depois aumentas a temperatura.

As batatas cozidas com casca descascam com mais facilidade se forem depois de cozidas mergulhadas por uns segundos em água bem fria.

Cozer é mais rápido que assar, mas podes acelerar o processo se cozeres as batata por uns 10 minutos (ou 5 minutos se forem batatas pequenas) em água com um pouco de sal antes de as meter num forno pré-aquecido, esta dica também é boa para festas ou jantares que tenhas pouco tempo, no dia anterior coze um pouco as batatas e guarda no frigorífico, no dia seguinte poe estas no forno elas vão demorar metade do tempo a assar.

Ao assar batatas com casca acrescenta uma gordura como manteiga ou azeite, esta vai cozinhar a casca melhor, manter a sua estrutura e torna-la mais saborosa.

Podes assar também mais rapidamente se embrulhares as batatas em alumínio com um corte nelas (para o vapor escapar com mais facilidade e cozer também um pouco em vapor).

Depois de fritar batatas, devesse temperar com sal enquanto estão quentes, uma boa forma e por num saco de papel com sal e agitar o saco, assim tempera e retira o excesso de gordura.

Para ter batatas fritas bem estaladiças, depois de cortadas, lave estas, enxague e leve ao congelador por uma meia hora (ficam bem frias mas não congeladas), ao fritar estas batatas vão criar um exterior mais estaladiço e um interior cremoso.

Pode ajudar um puré de batata a ficar mais cremoso acrescentando coisas como uma clara batida em castelo, um pouco de natas batidas, um pouco de leite ou um pouco de manteiga.

Podes criar um puré de batata mais fofo se acrescentares uma colher de chá de fermento em pó e levares o puré ao forno por uns minutos, esta dica é boa também para empadões.

Podes reutilizar as cascas, estas bem fritas e temperadas com sal são saborosas, tais como batatas cortadas com casca e fritas.

Depois de descascadas podes impedir estas de escurecer guardando mergulhadas em água bem fria.

Depois de fritar batatas não é preciso só sal, podes dar um sabor diferente ás batatas e acrescentar outras especiarias, coisas como pimenta, pimenta caiena, alho em pó, alecrim ou outras ervas doces e especiarias.

Nunca fritar demasiadas batatas ao mesmo tempo, isso baixa a temperatura do óleo e não deixas as batatas ficarem bem estaladiças ou até bem cozinhadas.

Batatas precisam sempre de mais sal que a maioria dos outros vegetais, no entanto quase sempre podes ajustar o sal das batatas na altura de servir.

Se quiseres batatas fritas mais grossas o melhor resultado é sempre fritar estas em óleo não muito quente e depois escorrer e aumentar a temperatura e fritar outra vez por pouco tempo (só até dourarem) em óleo mais quente, isso garante que o interior vai estar cozinhado e o exterior vai ficar estaladiço.

As batatas depois de cozidas para puré devem ser esmagadas ou passadas por um esmagador ainda quentes, não bata as batatas e não trabalhe demasiado com as batatas senão elas passam de puré a uma massa (porque quanto mais trabalhas as batatas mais o amido é ativado).

Se fores usar batatas numa salada, tempera estas ainda quentes, porque depois vai ser mais difícil que os temperos agarrem na batata.

Não utilizar nunca batatas velhas, o sabor não é agradável e tendem a ter um aspeto pouco apetitoso.

Fonte: http://bit.ly/1LtqONM

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo