Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
BolosDocesBolo delicia de Maçã

Bolo delicia de Maçã

Publicado por
Share Button

Ingredientes para o bolo:

225 gramas de manteiga à temperatura ambiente
180 gramas de açúcar

3 ovos
225 gramas de farinha com fermento

2 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de baunilha

1 mão cheia de frutos secos a gosto, bem picados (usei nozes e avelãs picadas)

1 colher de sopa de sementes de papoila (opcional – mas, muito sinceramente, se tiverem a oportunidade de as utilizar façam-no, porque conferem ao bolo uma textura diferente e um aspeto interior magnífico)

Ingredientes para a compota rápida de maçã:

2 maçãs grandes sem casca e cortadas em pequenos pedaços (de preferência maçãs vermelhas e daquelas com um interior “maçudo”) + 1 maçã sem casca cortada em fatias finas

1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de canela moída (ou um pau de canela se preferirem)
Mel q.b.

– Bater bem a manteiga com o açúcar, até este último estar bem dissolvido. Adicionar depois os ovos, um a um, batendo sempre bem entre cada adição.

– Com a ajuda de uma colher, incorporar a farinha, aos poucos e poucos, adicionando de seguida o leite e mexendo até que o preparado tenha uma consistência uniforme e menos espessa.

– Por fim, acrescentar a baunilha, os frutos secos e as sementes de papoila, envolvendo delicadamente tudo na massa do bolo.

– Verter este preparado numa forma untada e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 50 a 60 minutos, ou até o bolo estar praticamente cozinhado, douradinho por fora, mas ainda sintam o seu interior bem fofinho quando lhe tocam (quando fizerem o teste do palito, este tem de sair limpo.

Não coloquem a cobertura com o interior ainda húmido, porque vai dificultar a cozedura. Tem de estar cozido, mas ainda extremamente fofo).

– Enquanto o bolo está no forno, preparar a compota rápida de maçã. Colocar os pedaços de fruta na panela, polvilhar tudo com a canela e o açúcar e adicionar água, até que esta cubra ¾ da maçã. Levar ao lume, deixar que ferva e cozinhar assim em lume mais alto durante cerca de 4 a 5 minutos.

Depois, colocar o lume no mínimo e deixar cozinhar por mais 10 a 12 minutos, até que a maçã esteja bem amolecida (se necessário, ao longo deste tempo, vão adicionando mais algumas colheres de água à panela). Desligar o lume e, com a ajuda de um esmagador ou varinha mágica, triturar a maçã até que forme uma compota. Reservar.

– Quando o bolo estiver no ponto mencionado anteriormente, retirá-lo do forno, cobri-lo bem com a compota de maçã e dispor por cima a restante maçã fatiada, polvilhada com mais uma pequena pitada de canela e regada com um fio generoso de mel. Levar ao forno por mais 10 minutos, para que a maçã amoleça apenas ligeiramente.

– Retirar, deixar arrefecer um pouco e desenformar, antes de servir morno ou frio (este bolo aguenta-se vários dias sem estar no frigorífico, mantendo-se super fofinho e com um interior bem macio).

Fonte: http://coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo