Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
Entradas e PetiscosPão Caseiro com Chouriço

Pão Caseiro com Chouriço

Publicado por
Share Button

 

225g de água morna
25g de fermento fresco (levedura/fermento de padeiro)
380g de farinha

8-10g de sal
1 colher de chá de azeite
125g de chouriço (ou chourição em fatias)

Misture o fermento com a água morna e deixe que se dissolva (cerca de 5-10m).
Junte os restante ingredientes e sove bem a massa sobre uma superfície polvilhada com pouca farinha, até que ela fique lisa, elástica e desgrude das mãos (a massa é húmida, não deve apresentar-se seca).

Amasse bem trazendo a massa para o centro e pressionando-a com a mão fechada, esta estará pronta quando se apresentar muito elástica e formar algumas bolhas ao amassa-la (se for necessário junte mais um pouco de farinha).

Forme uma bola de massa, coloque-a num recipiente, cubra-o com um pano e deixe levedar por 2 horas, ou até duplicar de volume.

Após este tempo, divida a massa em 4 partes iguais e estique cada uma delas com o rolo da massa. Em cada parte de massa coloque rodelas de chouriço, umas ao lado das outras, mas sem alcançar as bordas da mesma. Enrole-a como se fosse uma torta, apertando bem e selando a massa. Não deixe fendas visíveis.

As pontas devem estar arredondadas, e não pontudas. Role sob as palmas das mãos para deixar o filão mais comprido, se quiser.

Coloque os pães sobre um tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal untado com margarina e untado com farinha.

Pré-aqueça o forno a 200ºC e coloque na prateleira de baixo um tabuleiro com água pois este fará com que a côdea do pão fique mais estaladiça.

Quando o forno estiver quente, leve os pães a cozer durante 20-30 (o tempo de cozedura dependerá se gosta do pão bem ou mal cozido – uma forma de verificar se o pão está cozido é bater com os nós dos dedos na parte de baixo do pão, se ele fizer um som oco é porque está cozido).

Fonte: http://narwencuisine.blogspot.pt

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo