Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
Dicas e SugestõesSopasAPRENDA A FAZER OS MELHORES CREMES DE LEGUMES

APRENDA A FAZER OS MELHORES CREMES DE LEGUMES

Publicado por
Share Button

Sabe qual é a diferença entre creme e puré? De facto, são parecidos e, nalguns casos, utilizam-se ambas as palavras indistintamente. Mas, na realidade, o creme é enriquecido com algum produto lácteo (iogurte, leite, queijo, natas espessas ou natas líquidas) e tem uma consistência mais fina e sedosa, enquanto o puré é mais consistente, mais sólido.

Com a chegada do frio apetece-lhe mais preparar deliciosos cremes de legumes, mas será que conhece as melhores dicas? Os cremes podem preparar-se com o que mais gosta: leguminosas, frutos secos, marisco, fruta, carne, cogumelos e, claro, com legumes para os deliciosos cremes de legumes de que lhe vamos falar.

Para que comece a ficar com água na boca, propomos-lhe algumas receitas

Receitas de cremes fáceis de preparar

Mistura de legumes: os cremes de legumes que misturam diferentes tipos de legumes são deliciosos! Por exemplo, de curgete com cebola ou de abóbora com cenoura. Arrisque-se a provar novas combinações!

Dicas para preparar um creme de legumes

Preparar um creme de legumes não tem muito que saber: deve selecionar legumes da época e que estejam bem maduros, pois é quando os legumes estão no seu ponto de maturidade ideal que são mais doces.

Corte os legumes em pedaços de tamanho idêntico e, em seguida, coza-os. Antes de os ferver, há quem os refogue ou os frite um pouco numa panela ou numa frigideira. Isto fará com que os legumes fiquem com mais sabor e uma cor diferente, mas, como em tudo, depende dos gostos.

Quer siga ou não esta etapa prévia, deverá levá-los ao lume a ferver com água até cobri-los (mais ou menos quantidade de líquido dependendo se pretende que o creme fique mais ou menos espesso).

Outra opção é não fervê-los diretamente com água, mas sim utilizar outros líquidos como caldo de galinha ou de legumes, também com a mesma finalidade que a acima indicada, para que tenham outro sabor.

Assim que o líquido ferver, deverá reduzir um pouco o lume e deixá-los cozinhar durante mais alguns minutos. O tempo de cozedura dependerá de cada legume e do tamanho dos pedaços em que os cortou, mas o importante é deixá-los cozinhar até ficarem macios (vá espetando com uma faca, para verificar se estão cozidos!).

Adicione um toque de leite. Quase no final da cozedura é que deve acrescentar o lacticínio, conforme referido anteriormente. Se quiser obter um creme mais leve, em vez de natas espessas ou líquidas pode optar por um iogurte, leite evaporado, queijo fresco ou light. O creme ficará igualmente rico em sabor, mas mais leve e suave. O resultado: uma textura irresistível.

Quando tudo isto estiver feito, desligue o lume, deixe arrefecer um pouco e passe o creme pelo liquidificador até obter uma textura cremosa.

Outra dica que deve ter em conta (fundamental para que o resultado seja o que queria!) é que, em caso de dúvida, acrescente menos líquido, pois ao triturar o creme ainda vai a tempo de adicionar mais líquido, mas não de retirar, caso já estiver triturado. Por conseguinte, se vir que a textura está a ficar muito espessa, pode torná-la um pouco mais líquida adicionando mais água ou um pouco do caldo anteriormente utilizado.

Se tiver deitado demasiada água, o importante é que se aperceba disso antes de triturar o creme. Assim, depois de levantar fervura, e antes de triturar, também pode tirar um pouco de líquido e, se lhe fizer falta, ir acrescentando-o aos poucos até obter a textura desejada.

Prove-o e retifique de sal ou azeite se necessário. Isto também é melhor fazê-lo no final para ficar a gosto!

Ah! E não se esqueça do toque final: a decoração do creme de legumes antes de servi-lo. Pode decorá-lo com um fio de azeite virgem, um fio de natas, umas folhas de manjericão, salsa, alecrim ou a erva aromática de que mais gosta, alguns croutons, umas lascas de presunto, uns cubinhos de queijo, um ovo cozido ralado ou, por que não, reserve uma pequena porção dos legumes utilizados, passe-os numa frigideira e utilize-os para decorar o creme antes de o servir.

Outro aspeto positivo é que os cremes de legumes são apreciados por toda a família, especialmente pelos mais pequenos do lar, pelas suas cores chamativas e pela sua cremosidade. Para conseguir uma textura mais fina para eles, pode passar o creme por um coador.

Os cremes de legumes são uma opção ideal quando lhe apetecer um primeiro prato fácil e nutritivo. Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Clique em gosto ou deixe-nos ou um comentário.

Fonte:https://www.paramim.com.pt

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo