Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
Dicas e Sugestões8 IDEIAS PARA COZINHAR OVOS

8 IDEIAS PARA COZINHAR OVOS

Publicado por
Share Button

Antes de colocar “mãos à obra” deverá escolher o tipo de ovo que vai preparar. É sempre importante que estes sejam frescos, mas há certas preparações que o requerem mais do que outras, o que irá ser especificado ao longo do artigo.

O ovo é um alimento de elevado valor nutritivo, fácil de preparar, muito versátil e com um preço imbatível!
A frescura do ovo mede-se a partir do dia em que foi posto, considerando-se muito fresco até 9 dias depois e fresco até um máximo de 28 dias.

Passado este tempo, poderá ser consumido, de preferência, cozido na totalidade, como um ovo cozido ou em bolos. É preciso referir também que este prazo diz respeito à conservação à temperatura ambiente, por isso, se em casa os guardarmos no frigorífico, este período estende-se por mais 5 semanas além do prazo de validade.

Se não for possível saber a data em que foi posto, já que não é obrigatório especificá-la, a melhor forma de saber se um ovo é realmente fresco é parti-lo, se a clara se mantiver firme (não se deve estender como se fosse água) à volta da gema, ficando esta última bem definida no meio, aí teremos um ovo muito fresco!

Dois conselhos:

Escolha-os com o prazo de validade mais alargado ou com data mais recente de ter sido colocado.
Rejeite os que tiverem a casca suja ou partida, podem ser contaminados com maior facilidade.
Agora sim, mãos limpas e toca a cozinhar!

Ovos passados por água

Clara praticamente cozida e gema líquida. Devem fazer-se precisamente antes de serem servidos para evitar que passem do ponto de cozedura.

Preparação: coloque os ovos em água a ferver e sal em abundância com a ajuda de uma escumadeira para evitar que se partam. Deixe cozer durante 3 minutos e sirva numa taça ou em copos pequenos onde se possam manter de pé.
Acompanhamento: tirinhas de pão, espargos trigueiros, batatas ou chouriços fritos…

Ovos cozidos

Clara e gema cozidas. Se passarem do ponto de cozedura, a ponta da gema fica acinzentada. Podem ser guardados no frigorífico com casca para diferentes utilizações.

Preparação: coloque os ovos em água fria com sal em abundância, quando começar a ferver, conte 7-8 minutos. Coloque em água fria.

Aplicações culinárias:recheados, em saladas verdes ou de massa, em estufados, em pizza…

Ovos “mollet”

Clara cozida e gema semilíquida. Podem ser guardados no frigorífico com casca para diferentes utilizações.
Utilizam-se quentes, com algum molho, ou frios, como guarnição com um molho de maionese ou derivado.

Preparação: como os ovos cozidos, diminuindo o tempo de cozedura para 4 minutos. Coloque em água fria.
Aplicações culinárias:como acompanhamento de qualquer prato, sempre sem cozedura adicional para não acabar de cozer a gema, caraterística que diferencia esta técnica de outra.

Ovos escalfados ou poché

Clara cozida e gema semilíquida. Para este prato, é muito importante que os ovos sejam bem frescos, se quiser obter um excelente resultado.

Preparação: numa panela coloque água em abundância, um pouco de vinagre branco e deixe ferver. Nessa altura, desligue o lume, coloque de imediato o ovo sem casca na água, com uma espumadeira curva e, com muito cuidado, junte a clara à volta da gema. Passados 3 minutos retire-o, com cuidado, coloque em água com gelo, e seque com papel absorvente. Por fim, retire as pontas que tiverem ficado.

Outra forma mais simples e moderna de fazê-los é colocá-los em película aderente com a ajuda de uma taça (forre a taça com película, parta o ovo lá para dentro, feche e ate a película bem apertada). Siga o mesmo procedimento, colocando-o dentro da água quase a ferver durante o mesmo tempo.

Aplicações culinárias:como guarnição ou acompanhamento, ficam espetaculares com ervilhas, cogumelos, lentilhas ou creme de batata.

Ovos “cocotte”

Clara cozida e gema semilíquida ou cozida, vai depender do tempo que deixar cozer.
Preparação: coza-os sem casca dentro de um recipiente chamado cocotte, geralmente de cerâmica, untado com azeite. Tape e coloque em banho Maria para cozer no forno, pré-aquecido a 180 °C, durante 2-3 minutos. São, geralmente, acompanhados com pão torrado.

Aplicações culinárias:antes de partir os ovos para dentro da cocotte, poderá colocar outros ingredientes já cozidos como por exemplo: espinafres, cebola picada, queijo, camarões descascados, cogumelos, etc., adicionando no final os ovos.

Ovos no prato

O resultado e procedimento é muito parecido ao anterior, em vez de cozê-los em banho Maria e tapados, coloque-os diretamente no forno ou ao lume, sem tapar, até que a clara ficar passada. Um exemplo disso são os ovos à caçador.

Ovos mexidos

Mais ou menos passados, dependerá do gosto de cada um. Se os deixar pouco passados, é melhor utilizar ovos bem frescos.

Preparação: bata os ovos (mais ou menos homogéneos, depende do gosto), coloque a mistura numa frigideira em lume brando com um pouco de azeite, mexendo sempre com a ajuda de uma espátula, obtendo uma textura cremosa.
Aplicações culinárias:pode fazer apenas com ovo, ou juntar outros ingredientes (fiambre, queijo, tomate picado, salsa e alho picado…), que deverá juntar ou cozinhar na mesma frigideira antes de colocar os ovos batidos.

Ovos fritos

Anteriormente, já foi explicado num outro artigo como fazer uns ovos fritos perfeitos.
Aplicações culinárias: desde o típico arroz com tomate e ovo frito, passando pelos energéticos ovos estrelados com batatas frita e presunto ou acompanhados com chouriço e pimentos, até aos timbales de batata e legumes ou os originais pratos combinados.

Todas estas receitas poderão ser feitas com diferentes tipos de ovos que lhe permitirão adaptar os seus pratos. Para pequenas sandes e petiscos os de codorniz são ideais, os maiores são os de pata, que com um é suficiente.
Saúde e bom apetite!

Fonte:https://www.paramim.com.pt

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo