Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
DiversasRápidasAprenda a fazer Pão Caseiro é tão fácil

Aprenda a fazer Pão Caseiro é tão fácil

Publicado por
Share Button

Apesar de ter a máquina de fazer pão, que muito me tem facilitado a vida, confesso que de vez em quando também sabe muito bem um pãozinho caseiro, para variar um pouco.

E então acabadinho de fazer com manteiga… hummmm, não resisto!

Ingredientes

1 kg de farinha sem fermento
1 saqueta de fermipan, ou outro fermento padeiro do mesmo tipo

600 ml de água ( mais ao menos, depende das farinhas, umas absorvem mais do que outras)
Sal q.b

Preparação

Num alguidar grande deita-se a farinha, e mistura-se com o sal, a seguir junta-se o fermento, mistura-se.

Aquece-se a água, não a ferver, mas entre morna e quente, abre-se uma cavidade no centro da farinha e despeja-se a água.

Com as pontas dos dedos, mistura-se a farinha com a água, fica grudenta parecendo com grumos, não faz mal é mesmo assim, passa-se a mão em volta das paredes do alguidar e envolve-se para dentro a farinha, se se vir que está ainda um pouco seca, vai-se pondo mais água morna, a massa fica com um aspecto húmido e peganhento mas é mesmo assim, Esta operação da mistura,( nada de amassar..) demora uns 8 minutos, depende do geito.

Depois de misturada , tapa-se a massa com um pano limpo, e por cima outro pano forte que “abafe” bem o alguidar e deixa-se levedar 1 hora.

Liga-se então o forno a cerca de 180ºC, para ir aquecendo.

Polvilha-se um tabuleiro com farinha, e com as mãos enfarinhadas, passam-se em volta das paredes do alguidar para descolar a massa, retiram-se porções de massa e vão-se formando bolas ( se quiser pode colocar chourição, chouriço, fiambre, o que quiser) e vão-se colocando no tabuleiro, voltam-se a tapar com o pano e deixam-se levedar mais 30 minutos.

Depois vão ao forno por cerca de 25 a 30 minutos, convém verificar.

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo