Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
DocesSobremesasArroz doce cremoso da Avó Lurdes é absolutamente divinal espero que gostem

Arroz doce cremoso da Avó Lurdes é absolutamente divinal espero que gostem

Publicado por
Share Button

Ingredientes:

250 gr de arroz carolino
375 gr de açúcar
1 litro de água
1 litro de leite gordo do dia (previamente fervido)

Cascas de um limão inteiro (só a parte amarela)
1 pitada de sal grosso
4 a 5 gemas de ovos, conforme o tamanho e se queremos o arroz mais “amarelinho”
125 gr de manteiga com sal
Canela em pó para polvilhar

Preparação:

Num tacho grande coloco a água com uma pitada de sal e as cascas do limão. Quando estiver a ferver, junto o arroz, baixo o lume e vou mexendo sempre até o arroz cozer e abrir o bago completamente.

Não escorro água nenhuma, ou seja, deixo cozer o arroz até este absorver toda a água, sempre em lume brando para que coza lentamente. Depois começo a juntar o leite a ferver (é importante que esteja fervente).

Vou juntando aos poucos e mexendo sempre. Quando o leite começa a ser adicionado já o arroz está completamente cozido. Vão mexendo sempre para ganhar nata e o arroz continuar a libertar toda a sua goma. Adicionamos todo o leite, mexendo sempre e retiramos as cascas de limão.

Só depois adicionamos o açúcar. Mexemos novamente.

O açúcar adicionado no fim torna o arroz mais cremoso. Depois de encorpado o açúcar, retiro o tacho do lume. Numa tigela bato 4 gemas de ovos, junto-lhe umas colheradas de arroz e misturo tudo bem.

De seguida junto esta mistura ao restante arroz, mexendo e misturando com muito cuidado. Só depois das gemas estarem completamente misturadas (para não talharem) é que o tacho volta ao lume mais 5 minutos para as gemas cozinharem, mas sem que se notem “fios” amarelos dos ovos.

O conselho é repetitivo, mas é mesmo assim: mexam sempre muito bem! Este arroz doce é para fazer com tempo e dedicação, leva uma hora ou mais ao lume.

Mas o resultado vale tanto a pena…. Seguindo com a receita: depois do passo anterior, retiramos em definitivo o tacho do lume e adicionamos toda a manteiga que vai derreter no calor do arroz. Mexemos bem mais uma vez para a manteiga derreter completamente e está pronto! Deixem arrefecer e decorem com canela em pó.

Como disse, a receita é um pouco morosa, é calórica, é verdade, mas em dia de festa não se contam calorias. Para conseguir exatamente este resultado não devem alterar as quantidades. Este arroz doce é tão cremoso e delicioso, que parece um leite creme ou pudim com bagos de arroz muito bem cozidos.

É absolutamente divinal! Espero que gostem!

Fonte : http://www.paparocadeliciosa.blogspot.pt

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo