Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
Entradas e PetiscosBola de carne transmontana

Bola de carne transmontana

Publicado por
Share Button

Bola de carne transmontana

Os ingredientes

1 kg de farinha de trigo
12 ovos
Banha e azeite
30 gr de fermento padeiro

meio frango
1 chouriço ou linguiça
toucinho de porco salgado
presunto

1 gema de ovo para pincelar

A preparação

Peneira-se a farinha para um alguidar e faz-se uma cova ao meio. Desfaz-se o fermento de padeiro em 1.5 dl de água morna temperada com sal e deita-se na cova e vai-se envolvendo.

Juntam-se as gorduras (o azeite e um pouco de banha de porco) e põem-se a derreter sobre lume brando.

Aos poucos e alternadamente vão se adicionando as gorduras e os ovos, um a um à massa, envolvendo sempre com as maõs.

Em seguida, bate-se a massa com as duas mãos até esta se desprender completamente do alguidar. A massa considera-se bem batida quando aparecem umas bolhas à superfície. Este é um processo que pode levar o seu tempo (lembro-me muitas vezes de segurar o alguidar para a minha mãe sovar a massa com as duas mãos).

Quando terminar de sovar a massa polvilha-se com um pouco de farinha, cobre-se com um pano e envolve-se o alguidar com um pano de cozinha grande.

Coloca-se num local temperado e onde possa mesmo receber uma certa quantidade de calor, mas indirectamente (nas aldeias, normalmente, utiliza-se a estufa do fogão de lenha). Nestas condições, a massa leva cerca de 2 horas a levedar. A massa está levedada quando atingir o dobro do volume e quando, ao abrir, apresentar um aspecto rendado.

Utilizar um tabuleiro rectangular, muito bem untado com banha. (a minha mãe costuma forrar o tabuleiro com folhas de couve galega… confesso que lhe dão um cheirinho depois de tirar do forno, simplesmente delicioso).

Corta-se o chouriço, o presunto, o toucinho de porco às tiras e desossa-se o frango, limpando-o de peles e ossos e desfazendo-o em febras. O frango deve ser estufado previamente em refogado de cebola, cenoura e tomate e bem puxado para ganhar sabor.

Coloca-se uma parte da massa a forrar o fundo do tabuleiro e colocam-se por cima as carnes de forma aleatória. Cobre-se com mais uma camada de massa e mais outra de carne (repetir até terminar a massa e a carne, sendo que a última camada será obrigatoriamente de massa).

Deixa-se o folar levedar novamente até aparecerem à superfície umas bolinhas. Nesta altura, pincela-se com gema de ovo e leva-se a cozer em forno bem quente durante cerca de 45 minutos.

Fonte: http://chocolatissimooo.blogspot.pt

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo