Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
Arroz e RisottoDiversasArroz de Lingueirão

Arroz de Lingueirão

Publicado por
Share Button

Petisco tipicamente algarvio, o arroz de lingueirão é tão saboroso que pode ser considerado uma iguaria. É de fácil preparação e medianamente económico sendo o resultado final muito prazenteiro.

O que preparar:

1 Kg de lingueirões bastante frescos ( vivos);
1 cebola;

0,5 dl de azeite;
1 dente de alho;

1 folha de loureiro;
2 tomates maduros;

2 colheres de sopa de polpa de tomate;
1/3 de um pimento verde;

5 chávenas de água;
2 chávenas de arroz carolino;

Coentros picados;
Sal a gosto..

Como preparar:

Passar por várias águas os lingueirões e levá-los ao lume, sem qualquer líquido, numa panela tapafa. Deixar ao lume cerca de 8’ ou até os lingueirões abrirem. Deixar arrefecer, retirar os moluscos das conchas e parti-los em 2. Coar o líquido e reservar.

Picar a cebola e levá-la a alourar ao lume, juntamente com o azeite, o dente de alho e a folha de loureiro.

Juntar o tomate partido em pedacinhos pequenos, bem coo a polpa de tomate. Tapar a panela e deixar suar cerca de 10’. Juntar nesta altura o pimento cortado em pedacinhos pequeninos, deixar fervilhar um pouco e juntar o líquido expelido pelos lingueirões.

Juntar de seguida a água e deixar levantar fervura. Quando isso acontecer, juntar o arroz, mexer e deixar ferver em lume alto durante 3’.

Temperar com sal, baixar o lume, mexer novamente e tapar o tacho. Ao fim de 8’, juntar os lingueirões e os coentros. Juntar mais um pouquinho de água fria ( cerca de 1/3) de uma chávena) e tapar novamente. Deixar cozer por mais 5’ e o arroz está pronto.

Fonte:http://oficinadaspapitas.blogs.sapo.pt

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo