Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
Dicas e SugestõesAmêijoas – Algumas curiosidades que devem saber

Amêijoas – Algumas curiosidades que devem saber

Publicado por
Share Button

Com arroz ou com massa, na cataplana, ao natural, de cebolada, de fricassé, salteadas ou à Bulhão Pato, as amêijoas são um petisco muito apreciado nos dias quentes de Verão.

No Algarve, as amêijoas são uma das iguarias mais procuradas e, habitualmente são servidas à Bulhão Pato (cozinhadas com alho, coentros, azeite e vinho branco) e acompanhadas com pão caseiro.

Para quem quer confeccionar este prato em casa deve começar por escolher bem na hora de comprar. As amêijoas são bivalves, pelo que têm uma grande tendência para acumular toxinas, o que obriga a ter cuidados redobrados.

Tal como os outros mariscos, as amêijoas vivas devem ser compradas em locais autorizados, que as conservem no frio, sem contacto com o Sol ou com poeiras.

Por outro lado, se optar por comprar amêijoas congeladas, comece por verificar a data de validade das mesmas e, depois, escolha uma embalagem que não se encontre danificada.

Já em casa, as amêijoas, tanto frescas como as congeladas, devem ser lavadas com água fria corrente e, depois, postas a demolhar num recipiente com água e sal, durante duas a três horas, e novamente passadas por água para retirar toda a areia. Durante a cozedura, é normal algumas amêijoas não abrirem a concha, que não deve ser forçada. No final, retire as amêijoas fechadas, pois estas não devem ser consumidas.

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo