Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]

Molotoff

Publicado por
Share Button

Ingredientes:

10 claras de ovo
10 colheres de sopa de açúcar para as claras
10 colheres de sopa de açúcar para o caramelo

1 colher de sopa de água para o caramelo
Caramelo líquido para decorar (para facilitar use de compra)

Se quiser cobertura com creme de ovos:
10 gemas
10 colheres de sopa de açúcar
10 colheres de sopa de água

Se quiser alterar as quantidades é muito fácil, onde lê 10 (claras, colheres de açúcar,…) use 8, 12, o que entender. Com menos de 8 fica pequeno. Aposte entre as 10-12 claras. Pode usar as claras congeladas, desde que as descongele e fiquem à temperatura ambiente.

Preparação:

Ligue o forno e ponha água a ferver para o banho-maria da cozedura. Inicie com a batedeira em velocidade média até que as claras comecem a montar. Verta o açúcar aos poucos e deixe bater mais uns minutos na velociade máxima até atingir um chantilly bem firme.

Entretanto já tinha colocado numa frigideira as 10 colheres de açúcar com a colher de água em lume médio para preparar o caramelo. Vai demorar-lhe uns 7-8 minutos.

Não tente misturar o açúcar com uma colher, vai dar mau resultado: formam-se grumos e fica tudo pegado à colher. Com o passar dos minutos o açúcar vai-se transformando em líquido. Quando muito abane a frigideira em movimentos circulares, mas não tente meter uma colher lá dentro.

Quando todo o açúcar estiver líquido, fique mais atento(a), reduza o lume e vá mexendo a frigideira nos tais movimentos circulares até que começa a ganhar a cor acastanhada. Controle bem o ponto, caso contrário em poucos segundos pode perder todo o caramelo por ficar demasiado escuro e consequentemente com sabor amargo/queimado.

Assim que terminar o caramelo passe de imediato a misturá-lo com as claras batidas. Se se distrair fica com uma pedra de açúcar caramelizado solidificada na frigideira. A fase mais delicada vem a seguir. Se tiver a ajuda de alguém melhor.

Peça ao seu ajudante que verta um pouco do caramelo para dentro das claras, mexa de IMEDIATO, com uma colher-de-pau muito rapidamente por uns 3-4 segundos, repita logo com mais um pouco de caramelo, mexa novamente e repita mais 3 a 4 vezes até acabar o caramelo.

Esta operação completa deve ser feita em 30 a 40 segundos. Atenção que o caramelo está demasiado quente, muito cuidado para não lhe verterem caramelo ou salpicos para as suas mãos. A mistura do caramelo com as claras deve ser feita à mão e não na batedeira.

Barre bem uma forma de buraco no meio com manteiga. Com uma espátula de silicone verta a mistura para a forma. Alise bem. Coloque a água a ferver num tabuleiro alto de ir ao forno. Ponha a forma sob a água e feche o forno. Tempo total de cozedura: 15 minutos (5 minutos a 200º + 10 minutos a 185º).

Não abra o forno. Coloque a grelha um nível mais baixo dado que o molotoff irá sair da forma uns 3 a 4 dedos. Previna-se porque seria frustante o seu molotoff ficar colado no tecto do forno.

Para mim um dos principais segredos vem a seguir. Terminados os 15 minutos, abra o forno para que o calor comece a sair.

Abra a porta primeiro até meio, passado um pouco toda. Note que deve ter a cozinha com portas e janelas fechadas. A própria cozinha deve estar quente. Se o molotoff for exposto a uma significativa diferença de temperatura vai reduzir de imediato e bastante. Quando o vou desenformar até costumo passar o prato por água quente da torneira para evitar o contacto com algo frio.

Com uma mão em concha segure a forma pelo buraco do meio, com a outra coloque o prato por cima, sem tocar para não esborrachar com o peso. Com um pouco de agilidade vire as duas mãos ao mesmo tempo. Puxe a forma com cuidado et voilá, un molottoff trés jolie! Deixe-o arrefecer por exemplo em cima do fogão, local que ainda estará algo quentinho.

Se quiser decorar com caramelo líquido eu sou muito prático, uso de compra e derramo por cima um pouco para que escorra pelas laterais. Se preferir uma cobertura de creme de ovos faça assim:

Misture com uma colher-de-pau as 10 gemas com as 10 colheres de açúcar e as 10 de água. Passe por um coador. Em lume brando e sempre sem parar de mexer com a colher de pau, deixe cozer até engrossar e ficar com a consitência de creme de ovos. Espalhe por cima do molotoff e guarde-o no frigorífico.

Fonte: http://cozinha-sem-tabus.blogspot.pt

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo