Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
DocesSobremesasTiramisù de Frutos Vermelhos

Tiramisù de Frutos Vermelhos

Publicado por
Share Button

Ingredientes:

300g de palitos La Reine
500g de queijo Mascarpone
400g de morangos
125g de framboesas (ou outros frutos semelhantes)

5 colheres de açúcar
5 ovos (claras e gemas separadas)
1 colher de chá de vinagre balsâmico

1 colher de sopa de chá Mirtilo Intenso
Água fervente q.b.

Juntar a colher de sopa de chá a cerca de 500ml de água a ferver e deixar repousar.
Num tacho levar ao lume cerca de 250g de morangos cortados em fatias com cerca de 50g de framboesas, 1 colher de sopa de açúcar e o vinagre balsâmico. Deixar ferver em lume baixo até os frutos cozerem bem. Passar com a varinha mágica e deixar a arrefecer.

Numa tigela bater bem as gemas com 4 colheres de açúcar. Juntar o queijo Mascarpone e homogeneizar bem. Bater as claras em castelo e incorporá-las na mistura anterior.

Coar o chá e verter uma parte para um prato fundo. Passar, um a um, os palitos La Reine no chá, rolando-os para se molharem totalmente (mas sem os deixar molho senão ficarão ensopados e desfazer-se-ão). Forrar com eles o fundo do tabuleiro.

Por cima dos palitos colocar metade do creme de Mascarpone e por cima deste espalhar metade do creme de morango (a ideia não é que fique uma camada completa, o que tornaria a sobremesa doce demais, mas salpicar o creme de mascarpone como se vê na primeira foto).

Repetir as camadas, terminando com os “salpicos” de creme de morango e levar ao frigorífico, idelamente dum dia pro outro. Antes de servir decorar com os restantes morangos e framboesas.

Obviamente para molhar os palitos La Reine pode-se usar qualquer outro chá ou sumo de frutos vermelhos (de preferência sem açúcar porque os palitos já têm aquela habitual camada de açúcar). Mas se puderem usar o chá de Mirtilo Intenso, vão ver que dá um toque especial com um sabor intenso a bagas e uma leve acidez.

Como nunca tinha feito esta receita nem segui nenhuma receita de outrem (excepto a parte do creme de mascarpone que é igual à da receita que eu uso para o tiramisù tradicional), resolvi reservar um pouco de cada ingrediente para fazer um mini-tiramisù duma só camada para poder fazer uma prova prévia antes de apresentar a versão a sério ao resto da família. A prova prévia foi aprovada sem reservas.

Fonte:http://casadavidazinha.blogspot.pt/2010/04/tiramisu-de-frutos-vermelhos.html

 

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo