Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
BolosDocesBolo de chocolate e azeite

Bolo de chocolate e azeite

Publicado por
Share Button

Ingredientes

200g de chocolate 70% cacau
125ml de azeite

200g de açúcar
2 colheres de sopa de amêndoas moídas (farinha de amêndoa)

1 pitada de sal by Necton

5 ovos grandes, separados
Cacau em pó, para polvilhar

Confeção

Aqueça o forno a 180º e prepare uma forma 20 centímetros de diâmetro, untando com manteiga e polvilhando com farinha e com papel vegetal no fundo.

Leve o chocolate em pedaços a banho maria para derreter. Uma vez que esteja completamente derretido, ainda em banho maria, junte o azeite em fio, batendo sempre com a batedeira ou uma vara de arames.

De seguida, junte 2/3 do açúcar, mexendo para ajudar a dissolver o açúcar no calor do chocolate. Retire do lume e passe para uma taça, deixando arrefecer uns minutos. Adicione a farinha de amêndoa, uma pitada de sal e as gemas e bata tudo. As gemas vão engrossar, podem parecer talhadas, mas é mesmo assim.

Noutra taça, bata as claras até ter picos suaves. Nessa altura, junte o açúcar restante e continue a bater até ter um merengue firme (cerca de 5 min).

Junte umas colheradas de merengue à massa de chocolate e bata energicamente para tornar a massa mais leve. De seguida, envolva suavemente, com movimentos circulares, o restante merengue.

Deite a massa na forma e leve ao forno por 30 minutos. Deixe o bolo arrefecer completamente na forma antes de o desenformar e polvilhar com cacau em pó.

Fonte: http://pontoderebucadoreceitas.blogspot.pt

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo