Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
PeixePratosPolvo à Lagareiro com Batata a Murro

Polvo à Lagareiro com Batata a Murro

Publicado por
Share Button

Ingredientes:

40 batatinhas novas
sal grosso

4 Kg de polvo congelado (para quem é da Terceira, eu compro sempre na peixaria Silveira)
1 cebola

azeite q.b.
20 dentes de alho

Preparação:

Começo por arranjar o polvo, lavando-o muito bem em água quente corrente e cortando-o em pedaços de dois tentáculos cada. Em seguida, coloco-o numa panela, juntamente com uma cebola descascada, cortada grosseiramente em meias luas, um pouco de sal e um generoso fio de azeite. Tapo e deixo cozinhar lentamente.

Depois de cozido, deixo arrefecer um pouco (se o quiser para o jantar, faço normalmente esta parte da receita de manhã).

Entretanto, esmago oito dentes de alho para o fundo de uma assadeira e rego-os com azeite, até cobrir todo o fundo.

Disponho por cima os pedaços de polvo, devidamente escorridos da água e da cebola da cozedura, e salpico-os com os restantes dentes de alho esmagados. Rego abundantemente com azeite e vai ao forno alourar.

Quanto às batatas, lavo-as muito bem e coloco-as numa assadeira. Polvilho-as prodigamente com sal grosso (não se preocupem que elas não ficam salgadas) e levo-as ao forno, em lume alto, mais ou menos uma hora.

Convém mexê-las a meio da cozedura. No final, retira-se uma a uma para cima de uma tábua de cozinha e dá-se-lhe um murro. Serve-se simples, e no prato cada um colocará azeite ou molho do polvo por cima, conforme o gosto. Acompanhem com uma farta salada de alface, tomate e couve roxa.

Sugiro que coloquem as batatas no forno antes do polvo, uma vez que, por estarem cruas, demoram mais tempo a cozinhar.

Na correria do dia a dia, se vos apetecer um polvo delicioso mas menos elaborado, comam-no apenas cozido, como já referi no início.

Fonte:http://receitasaodesafio.blogspot.pt/

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo