Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]

Gaspacho

Publicado por
Share Button

Muito fácil de fazer,em vez de ser prato único tipo sopa, foi como saladinha que o fiz, para acompanhar uns peixinhos frescos que encontrei que são pequeninos e que se comem todos inteiros , bem fritinhos,junto acompanhou também uma batatinha cozida,e uma tigelinha de azeitonas para compor a refeição. Não podia ser uma refeição mais portuguesa.

Para quem não sabe o Gaspacho é uma sopa fria à base de vegetais, com destaque para o tomate, pepino, e o pimento.
É muito popular no Sul de Espanha, no México,e também no Sul de Portugal, Algarve e Alentejo.

Os espanhóis fazem-na triturada, o que resulta num creme cor de rosa, os portugueses fazem-na picando todos os ingredientes bem finos, adicionando pão (alentejano ou algarvio) em pedaços um pouquinho maiores,também se põe gelo para ser mais fria, dado que é um prato geralmente consumido no Verão.
Mas vamos então aos ingredientes que na quantidade sao a gosto.

Pepino
Tomates
Cebola
Pimento

1 dentinho de alho
Orégãos a gosto
Azeite , vinagre e sal

Pão caseiro em quadradinhos
Cubos de gelo a gosto

Picam-se todos os legumes bem miudinhos, tempera-se como o azeite , vinagre sal e coentros,juntam-se os cubinhos de pão e caso se queira mais fria o gelo.
Querendo servir como sopa, acrescenta-se um pouco de agua , querendo servir como salada não é necessário adicionar mais nada a não ser o tempero.

Muitos restaurantes algarvios servem esta mistura de legumes como salada, muitos chamam-lhe salada “Montanheira” não sendo esta mais que uma versão do tradicional Gaspacho.
Excelente para acompanhamento de peixe frito ou grelhado.

Fonte:http://amoresabores.blogs.sapo.pt

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo