Receitas Para Todos os Gostos
EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Bolas de Berlim

Publicado por
Share Button

Bolas de Berlim

Ingredientes:

Massa:
500g de farinha

75g de manteiga
25g de fermento de padeiro

2dl de leite morno
100g de açúcar

3 ovos
10g de sal fino

raspa de 1/2 limão
0,5dl de rum ou aguardente velha

Creme Pasteleiro:

5dl de leite
1 vagem de bainilha
150g de açucar

1 c. sopa de maisena
1 c. sopa de manteiga
4 ovos

Preparação:

Coloque 200g de farinha numa tigela. Abra um buraco e coloque no meio o fermento. Deite um pouco de leite morno e vá amassando com as pontas dos dedos até desfazer o fermento.Junte o resto do leite até obter uma massa homogénea.

Tape com um pano e deixe levedar até dobrar de volume (cerca de 1hora). Depois desse tempo, coloque numa tigela grande a restante farinha, o açucar, a manteiga em pedaçinhos e vá adicionando os ovos 1 a 1. Junte o sal a raspa do limãoe o rum.

Acrescente a massa levedada e envolva até formar uma bola e esta se descolar do recipiente. Tape e deixe levedar de novo.

Entretanto prepare o creme. Leve o leite ao lume com a vagem de baunilha. Quando ferver, retire do lume e deixe arrefecer um pouco.

Misture o açucar com a manteiga, a maisena e os ovos. Bata bem. Retire a vagem do leite e coe o leite sobre a mistura de açucar, misture bem. Leve ao lume mexendo sempre, até engrossar. Retire e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando.

Depois da massa levedada, coloque-a sobre uma superficie onde a possa trabalhar. Amasse durante uns minutos, juntando um pouco de farinha se necessário, e forme as bolas, do tamanho que desejar. Deixe-as levedar por mais algum tempo, e depois frite-as em óleo bem quente.

Quando estiverem douradinhas, retire-as e coloque-as sobre papel absorvente. Passe-as em açucar, dê-lhes um corte ao meio e recheie-as com o creme.

Fonte: http://7gramas-de-ternura.blogspot.pt/

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

11 + five =

Ir para Topo