Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]

Arroz de Lampreia

Publicado por
Share Button

1 lampreia
2 colheres de vinagre branco

2 dl de vinho maduro tinto
2 dl de vinho verde tinto

2 dentes de alho
1 ramo de salsa

1 folha de louro
2 cebolas

2 dl de azeite
100 gr de presunto

2 tiras de bacon ou 3 rodelas de salpicão
arroz à medida
Sal q.b.

Preparação da lampreia:

Colocar a lampreia viva numa bacia e escaldar rapidamente com água a ferver. Retirá-la e raspar com uma faca e depois com um pano de estopa ou com um esfregão grosso por forma a retirar-lhe toda a substância viscosa. Tirar-lhe os dentes e lavar com água fria abundantemente.

Limpá-la com um pano e pendurá-la pela cauda colocando por baixo uma tigela com o vinagre e os vinhos para aparar o sangue que escorrer. Fazer um corte vertical na parte anterior à boca e ao longo dos três últimos orifícios inferiores e retirar a espinha.

Fazer outro golpe em redor do orifício anal e puxar a tripa com cuidado para que saia inteira e sem rebentar. Retirar também o fígado e muito cuidadosamente o fel.

Cortar às postas sem contudo as separar. Temperar a mistura dos vinhos, do vinagre e do sangue que escorreu com sal, pimenta, alho, salsa e louro, colocar a lampreia nessa calda e deixar marinar algumas horas, (no mínimo 2 horas)

Num tacho fazer um refogado com as cebolas picadas e o azeite, acrescentar o presunto e o bacon ou salpicão cortados em bocados e um pouco da mistura da marinada.

Deixar apurar e juntar a lampreia acrescentando a calda restante à medida que for necessário. Depois de cozida, retirar a lampreia e acrescentar um pouco de água até cerca de 6 vezes o volume do arroz, temperar com sal e deixar levantar fervura.

Acrescentar o arroz sem o lavar. Deixar cozer cerca de 20 minutos, voltar a colocar a lampreia e servir de imediato. (Pode acrescentar à calda onde coze a lampreia uma chávena de café bem forte para lhe dar melhor sabor)

OPÇÃO:

Corta-se a lampreia em postas, depois de amanhada, para dentro de um tacho.

Seguidamente picam-se duas cebolas, dois dentes de alho, adiciona-se um ramo de cheiros com coentros e salsa, um bocadinho de presunto cortado aos pedacinhos, noz moscada, pimenta, louro, bastante azeite e vinho tinto e vai tudo a cozer em lume brando, numa tacho tapado.

Depois de guisada, deita-se um pouco de vinagre para o sangue da lampreia (previamente retirado) ao qual se adiciona um pouco de molho retirado do tacho, mexe-se e coloca-se no tacho sempre mexendo. Pode-se acompanhar com arroz branco ou pão torrado em fatias finas.

Fonte:http://www.receitasemenus.net

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo