Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
BacalhauPratosBacalhau com Natas à Antiga

Bacalhau com Natas à Antiga

Publicado por
Share Button

Prato requintado para servir nas ais diversas ocasiões. Delicioso, muito cremoso. Cá por casa, é muito solicitado.

Ingredientes:
600 grs. de bacalhau
600 grs. de batata aos cubos (com cerca de 1,5 cm.)

1 dl de azeite
2 cebolas médias

1/2 l. de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
2 pacotes de natas

2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 gema de ovo
1 colher (sobremesa) de mostarda
1/4 de limão (sumo)

sal, pimenta e noz moscada q. b.
pão ralado ou queijo (para polvilhar) a gosto

Modo de Fazer:

Coza o bacalhau e retire-lhe as espinhas e as peles; seguidamente faça-o em lascas.

Leve as batatas a fritar em óleo bem quente, mas de modo a não ganharem cor (isto é, devem ficar brancas ou quase). Escorra as batatas em papel absorvente e reserve. Descasque as cebolas e corte-as em rodelas muito finas e leve-as num tacho com o azeite a refogar. Vá mexendo até a cebola estar translúcida.

De seguida, junte o bacalhau e mexa com cuidado. Rectifique o tempero de sal e adicione, a gosto, pimenta e noz moscada. Num pirex, coloque camadas alternadas de batata e de bacalhau; sendo a última de batata. Regue com o molho de natas.
Molho de Natas:

Num tacho leve a margarina a derreter, junte-lhe a farinha e mexa bem; de seguida adicione o leite quente aos poucos sem parar de mexer.Depois adicione as natas, mexa muito bem e deixe levantar fervura (mexendo sempre).

Nesta altura retire do lume, tempere de sal, pimenta e noz moscada. Bata muito bem a gema e junte-a ao preparado anterior. Adicione a mostarda e o sumo de limão. Mexa cuidadosamente. Deite o molho de natas por cima do bacalhau, polvilhe com pão ralado ou queijo e leve ao forno (200º) para alourar.

Sirva bem quente, acompanhado de um bom vinho.

2 de comentários

  • Nidia Castro:

    Adoro o vosso site. Aprendo muitas coisas novas. Por vezes chego a casa ao fim de um longo dia de trabalho e ponho me a pensar mas o Q farei pro jantar hoje. Então é simples pego vou pesquisar o vosso site e procuro algo simples de fazer é super bom. Obrigada por me ajudarem a aprender coisas novas e a reavivar a nossa cosinha tradicional. Que por vezes é difícil lembrar das receitas.

  • Hortense Silveira:

    O vosso site é um espétáculo, adoro as vossas receitas, espero que continuem com o mesmo empenho nos transmitindo algo de novo e também algumas receitas antigas das quais poderemos desfrutar de uma boa escolha , o meu muito obrigado!!!!!

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo