Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]

CARACÓIS

Publicado por
Share Button

Ingredientes

1 Kg de caracóis
1/2 chouriço de carne aos pedaços
2 cubos de caldo de carne ou de galinha
1 cebola média descascada mas inteira

2 dentes de alho descascados mas inteiros
1 folha de louro sem o veio do meio
1 malagueta
2 colheres de sopa de azeite

50 gr de margarina
1 colher de sopa de oregãos secos
água q.b.
sal q.b.

Modo de preparação

Depois de bem lavados colocar os caracóis num tacho e cobri-los com água. Vão ao lume em temperatura mínima para que a água vá aquecendo muito lentamente, obrigando os caracóis a saírem Não deve aumentar a temperatura para que eles não recolham e fiquem todos com a cabeça fora das cascas. é cruel, eu sei!

Quando eles já não se mexem pode aumentar a temperatura do lume até que comece a ferver e vai retirando a espuma que se vai formando, com uma escumadeira ou colher.
Em deixando de formar espuma, retiro os caracóis com a escumadeira, para um recipiente e escorro a água pelo passador de rede para cima deles, para que fique um líquido os mais limpo possível.

Volto a por tudo no tacho juntando tudo excepto os oregãos e o sal, este último deve ser adicionado logo que recomece a ferver.

Passados cerca de 20 minutos juntar os oregãos e deixar acabar de cozer, leva cerca de 45 minutos. Se achar que precisa apurar o molho deixe cozinhar um pouco com o tacho destapado quando junta os oregãos.
A minha técnica para ter a noção quando poderei começar a provar é quando a cebola (por isso a ponho inteira) começa a ter aspecto de cozida. Normalmente o nível de cozedura da cebola corresponde ao do caracol.

Fonte:http://asreceitasdatiagui.blogspot.pt

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo