Receitas Para Todos os Gostos
EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
BacalhauPratosBacalhau gratinado no forno com batatas às rodelas

Bacalhau gratinado no forno com batatas às rodelas

Publicado por
Share Button

Ingredientes

400 g bacalhau desfiado e demolhado
8 batatas médias
1 cebola média

azeite q.b.
300 ml molho béchamel
200 g queijo mozzarella ralado

sal e pimenta preta q.b.
azeitonas pretas q.b.
Confecção

1. Descasque as batatas e corte-as em rodelas de tamanho médio. Coloque-as num tacho e leve-as ao lume temperadas de sal. Após levantar fervura coza-as por uns 15 minutos, sem deixar que cozam demais para não se desfazerem.

2. Faça a cebolada para o bacalhau. Cubra o fundo de uma frigideira com azeite e junte a cebola cortada em meias luas muito finas. Leve ao lume e deixe a cebola cozinhar, lentamente em lume brando, até amolecer. Reserve.

3. Leve outro tacho ao lume com um fio de azeite. Deixe ferver. Após levantar fervura junte o bacalhau. Desligue o lume e deixe ficar assim, com o lume apagado e o tacho tapado por uns 6 minutos. Retire o bacalhau da água, escorra-o bem e junte- o à cebolada. Envolva bem e tempere a gosto de sal e pimenta.

4. Unte um recipiente de forno com um pouco de margarina ou manteiga. Coloque as batatas em camadas . Cubra com a cebolada de bacalhau. Por cima espalhe o molho béchamel, polvilhe com o queijo ralado, decore com as azeitonas e leve ao forno, pré-aquecido 5 minutos antes, a 180º C ( forno eléctrico e ventilado) durante uns 15 a 20 minutos ou até o queijo gratinar. Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e sirva com uma boa salada.

Bom apetite!

Fonte:http://cincosentidosnacozinha.blogspot.pt

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

1 + 10 =

Ir para Topo