Receitas Para Todos os Gostos
EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
DocesTartesTarte Banoffee

Tarte Banoffee

Publicado por
Share Button

Tarte Banoffee

Quando as bananas estão muito maduras, sou incapaz de as comer. Batidos e bolos são sempre a minha solução para as aproveitar.

Como já havia comido uma tarte de banana e caramelo, na casa de uma amiga, resolvi experimentar.
Normalmente, a base desta tarte é feita com bolachas e manteiga, mas optei por fazer a minha com farinha de trigo e amêndoas. A massa ficou uma autêntica bolachinha deliciosa. Vale a pena ter mais um pouquinho de trabalho e obter uma base crocante e saborosa, com o açúcar controlado por nós. Se quiser, pode retirar por completo o açúcar, pode juntar raspa de limão, de laranja. Enfim, pode ajustar ao seu gosto.

Ingredientes:

Base:
180 gr farinha de trigo
30 gr de amêndoas moidas
50 gr de açúcar
150 gr de manteiga gelada cortada aos cubos
1 gema de ovo

Recheio:

1 lata de leite condensado
2 ou 3 bananas grandes

200 ml de natas para bater
2 colheres de sopa de açúcar em pó (20 gr)
Chocolate negro raspado para decoração

Preparação:
Comece por colocar a lata de leite condensado (fechada) numa panela. Cubra com água e leve a cozer (45 minutos na panela de pressão, ou 1h30m numa panela normal).

Massa:

Coloque a farinha, a amêndoa, o açúcar e a manteiga num processador de alimentos e ligue-o até obter uma consistência tipo areia grossa, junte a gema e ligue o processador apenas até formar uma bola. Se não tiver um processador use as pontas dos dedos, mas tenha cuidado para não amassar demasiado, caso contrário a massa ficará dura.

Embrulhe a massa em pelicula anti-aderente e leve-a ao frigorifico durante 30 minutos.
Numa superficie polvilhada com farinha estique a massa e coloque-a na forma de tarte (usei uma de 20 cm de diámetro e duas formas de tarteletes, mas pode usar uma forma de 23 ou 24 cm).

Pique ligeiramente o fundo com um garfo e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 25 a 30 minutosou até ficar dourada. Deixe amornar e retire da forma com cuidado para não a partir. Coloque-a sobre uma grelha e deixe arrefecer.

Recheio: Coloque o leite condensado cozido numa tigela e mexa com um garfo até ficar liso. Recheie a tarte, por cima coloque rodelas de banana na quantidade a seu gosto.

Termine com as natas batidas com o açúcar, até atingir o ponto de chantilly

Coma com moderação

Fonte:http://oaventaldaana.blogspot.pt

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

18 − fourteen =

Ir para Topo