Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
BolosDocesBolo de limão e frutos vermelhos

Bolo de limão e frutos vermelhos

Publicado por
Share Button

Bolo de limão e frutos vermelhos

Ingredientes (para o bolo):
225ml de leite
5 colheres de sopa de sumo de limão
350 gramas de açúcar

Raspa de 2 limões
300 gramas de farinha com fermento
½ colher de chá de bicarbonato de sódio

225 gramas de manteiga à temperatura ambiente
4 ovos

Para o recheio:
75 gramas de manteiga sem sal
75 gramas de açúcar em pó

200 gramas de queijo-creme
2 colheres de sopa de sumo de limão
2 colheres de sopa de compota de frutos vermelhos a gosto

Para a cobertura de frutos vermelhos:
1 chávena de uma mistura de frutos vermelhos gosto (usei congelados)

3 colheres de sopa rasas de açúcar
3 colheres de sopa de água

Preparação:

Começar por preparar o bolo. Colocar, numa taça ou num copo, o leite com uma das colheres de sopa de sumo de limão. Mexer e reservar.
Deitar o resto do sumo de limão numa pequena caçarola com 75 gramas de açúcar e levar a lume brando, mexendo frequentemente até que o açúcar dissolva. Retirar do lume e adicionar a raspa de limão. Reservar.

Bater a manteiga e adicionar-lhe o resto do açúcar, batendo sempre para incorporar. Sem nunca deixar de bater, ir adicionando os ovos, um a um. A esta taça, juntar a farinha e o bicarbonato e envolver tudo muito bem. Adicionar depois o leite e o sumo de limão. Incorporar.

Forrar com papel vegetal 3 formas iguais com cerca de 20 cm de diâmetro (ou uma única forma alta, sem buraco, se preferirem fazer um bolo único e depois cortá-lo em três camadas) e dividir o preparado do bolo, de igual forma, pelas três. Levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos, ou até o bolo estar cozinhado no interior e com uma camada superior ligeiramente dourada.

Entretanto, enquanto os bolos estão no forno, preparar o recheio. Para isso, é necessário bater a manteiga com o açúcar em pó, e adicionar depois o queijo-creme e o sumo de limão a esta mistura, batendo mais um pouco para que tudo fique bem incorporado e macio. Colocar 2/3 desta mistura numa outra taça, à qual se adiciona a compota de frutos vermelhos, mexendo para incorporar.

Para a cobertura de frutos vermelhos, basta colocar todos os ingredientes num pequeno tacho e levar ao lume durante cerca de 10 a 15 minutos, até que os frutos vermelhos se comecem a desfazer e a formar uma calda espessa.
Numa base para bolos, colocar a primeira camada de bolo e cobri-la com o recheio de queijo-creme e compota. Repetir o processo com a segunda camada.

Por fim, colocar a última camada de bolo, cobri-la com a mistura de queijo-creme apenas e colocar por cima a cobertura de frutos vermelhos.
Fonte: http://bit.ly/1K6DiJY

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo