Receitas Para Todos os Gostos
EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Bolos de fatiaDocesBolo de Chocolate e Café sem Farinha

Bolo de Chocolate e Café sem Farinha

Publicado por
Share Button

3 c. (sopa) bem cheias de Manteiga
170 gr. de Chocolate com 70% de Cacau preferencialmente
6 Ovos separados

1 cháv. (chá) de Açúcar
3 c. (sopa) de Café Expresso em pó
1/4 de c, (chá) de Sal fino

Manteiga para Untar
Chocolate em Pó para a forma

Como Fazemos:

Robot de Cozinha

Pré-aquecemos o forno a 180ºC. Untamos uma forma de mola com manteiga e polvilhamos com chocolate em pó.
Colocamos as claras no copo do robot e batemos na velocidade 4 por 4 minutos. A meio do tempo vamos adicionando 1/2 chávena de açúcar (reservamos a restante). Quando as claras estiverem batidas com o açúcar transferimos para um recipiente. Reservamos.

Adicionamos as gemas com o açúcar que restou ao copo e ligamos na velocidade 4 por 2 minutos. Juntamos o café e o sal e batemos por 10 segundos na velocidade 4. Por fim adicionamos o chocolate em pedacinhos e a manteiga. Programamos na velocidade 2, temperatura a 80ºC por 7 minutos. Se necessário a meio do tempo mexemos para que o chocolate derreta uniformemente.

Juntamos a mistura de chocolate com as claras até estar tudo bem envolvido. Levamos ao forno por 40 minutos. O bolo vai rachar mas é normal. Deixamos arrefecer um pouco e transferimos para um prato de servir. Se quisermos servimos com uma calda de chocolate.

Método tradicional

Pré-aquecemos o forno a 180ºC. Untamos uma forma de mola com manteiga e polvilhamos com chocolate em pó.
Batemos as claras em castelo e quando começarem a ficar firmes vamos incorporando o açúcar aos poucos. Reservamos. Derretemos o chocolate com a manteiga em banho-maria ou no microondas até estar bem derretido e cremoso. Reservamos.

Batemos as gemas com o açúcar até estas crescerem e ficarem fofas e cremosas. Juntamos o café, o sal e o chocolate derretido com a manteiga. Voltamos a bater. Envolvemos nesta mistura as claras em castelo.
Levamos ao forno por 40 minutos. O bolo vai rachar mas é normal. Deixamos arrefecer um pouco e transferimos para um prato de servir. Se quisermos servimos com uma calda de chocolate.

Fonte: http://www.noconfortodaminhacozinha.com

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

13 + sixteen =

Ir para Topo