Receitas Para Todos os Gostos
EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
PeixePratosPolvo guisado à moda dos Açores

Polvo guisado à moda dos Açores

Publicado por
Share Button

Polvo guisado à moda dos Açores

Ingredientes:

1 polvo grande com aprox. 1,600 kg

1,200 kg de batatas

3 tomates

2 cebolas grandes

2 dentes de alho

1 dl de polpa de tomate

1 dl de Vinho do Porto

5 dl de vinho tinto

0,5 dl de azeite

2 folhas de louro

Salsa q.b.

Sal e pimenta q.b.

Doses: 6 Pessoas

Modo de Preparação:

Arranje o polvo e leve-o a cozer em água com uma cebola lavada e com a casca, uma folha de louro, um ramo de salsa e pimenta em grão. Depois retire do lume, rectifique o sal e deixe repousar durante 30 minutos.

Descasque e lave as batatas e corte-as em cubos. Lave os tomates, faça-lhes um corte em cruz, escalde-os durante 30 segundos, coloque-os numa tigela com água fria, depois corte-os ao meio, retire-lhes as pevides e pique-os finamente. Descasque e lave a restante cebola e os dentes de alho e pique-os finamente.

Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, os alhos e a restante folha de louro e deixe refogar até que fique douradinho. Adicione depois o tomate e a polpa de tomate, deixe cozinhar 2 minutos, junte o Vinho do Porto e o vinho tinto e deixe ferver. Adicione um ramo de salsa e retire do lume.

Ligue o forno a 180 graus. Deite as batatas num tabuleiro, espalhe o preparado anterior por cima, regue com mais caldo de cozer o polvo até cobrir as batatas, rectifique os temperos e leve ao forno durante 45 minutos. Junte então o polvo cozido cortado em pedaços, envolva e deixe no forno mais 10 minutos. Retire do forno e sirva decorado a gosto.

Fonte: http://bit.ly/1O5UPJi

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

1 × four =

Ir para Topo