Receitas Para Todos os Gostos
[GTranslate]
Carne de PorcoPratosLombo de porco com migas de couve lombarda

Lombo de porco com migas de couve lombarda

Publicado por
Share Button

Lombo de porco com migas de couve lombarda

 

Ingredientes:

1 lombo de porco limpo com aprox. 1,500 kg

1 lata pequena de tomate pelado

2 cebolas

4 dentes de alho

1 dl de azeite

2 colheres (sopa) de banha

3 dl de vinho branco

2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto

1 folha de louro

1 raminho de alecrim

Sal e pimenta q.b.

PARA AS MIGAS:

300 g de pão tipo alentejano

1/4 de couve lombarda

4 dentes de alho

1,5 dl de azeite

Sal q.b.

Doses: 7 PESSOAS

Modo de Preparação:

Ligue o forno a 180 graus. Descasque os alhos, pique-os muito finamente, deite-os para uma tigela pequena, adicione a banha e misture bem. Coloque o lombo num tabuleiro, barre-o com esta mistura, tempere com sal e pimenta, adicione o louro e o vinho branco e leve ao forno durante 1 hora e 20 minutos, virando e regando de vez em quando com o próprio molho.

Descasque as cebolas e corte-as em gomos. Leve ao lume um tacho com o azeite, junte a cebola e deixe-a cozinhar até ficar macia. Escorra os tomates pelados, corte-os em gomos, adicione ao tacho, tempere com sal e pimenta e misture. Reduza o lume e deixe cozinhar durante 15 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o alecrim e o vinagre, tape e desligue o lume.

Faça as migas: corte a couve em pedaços, leve-os a cozer em água temperada com sal durante 12 minutos, depois escorra e reserve a água. Parta o pão em pedaços pequenos, deite-os para uma tigela e regue-os com a água de cozer a couve aos poucos até ficar bem embebido mas não encharcado.

Descasque e pique os alhos, deite-os para um tacho, junte o azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até ficarem douradinhos. Adicione depois o pão, misture bem, junte a couve, envolva, rectifique o sal e mexa bem.

Coloque o lombo de porco numa travessa, cubra com a mistura do tomate e sirva decorado a gosto e acompanhado com as migas.

 

Fonte: http://bit.ly/1OvYUG9

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

Ir para Topo