Receitas Para Todos os Gostos
EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Carne de PorcoPratosCosteletas de Porco Perfeitas

Costeletas de Porco Perfeitas

Publicado por
Share Button

Costeletas de Porco Perfeitas

Ingredientes:

Porco – 4 Costeletas

Sal – A gosto

Pimenta – A gosto

Salmoura

Água – 3 Copos

Sal – 3 Colheres de sopa cheias

Alho – 2 Dentes esmagados

Louro – 1 Folha

Marinada de Cerveja

Cerveja – 1 (De preferência preta, mas é a gosto)

Louro – 1 Folha

Alho – 4 Dentes

Vinagre Balsâmico – 1 Colher de sopa

Sal – Uma pitada

Pimenta – Uma pitada

Marinada de Limão

Limão – 1 (Sumo)

Molho Worcestershire – 2 Colheres de sopa (Também conhecido por molho Inglês)

Molho de Soja – 1 Colher de sopa

Azeite – 1 Colher de sopa

Alho – 4 Dentes esmagados

Sal – Uma pitada

Pimenta – Uma pitada

Instruções:

Para ganhar gosto e tornar as costeletas mais tenras é importante fazer uma salmoura ou uma marinada, uma salmoura é como o nome diz é uma solução de água e sal, pode ser usado para preservar alimentos, mas também curtir, neste caso a solução ajuda a aumentar o sabor da carne e começar o processo de decomposição das proteínas o que depois torna a carne mais tenra.

Também em alternativa podes escolher uma marinada, eu ponho aqui 2 tipos de marinadas, uma mais típica e clássica marinada de cerveja e uma mais asiática com molho de soja e limão, uma marinada é um processo similar, mais parecido com o processo para preservar e criar pickles, basicamente juntas temperos e diferentes sabores num liquido com um ácido (neste caso limão ou vinagre balsâmico) que vai ajudar a decompor as proteínas na carne e dar sabor.

É uma questão de escolha e sabor, para fazer a salmoura aquece 1 copo de água e dissolve o sal, depois junta os restante ingredientes e junta a carne, deixa repousar no frigorífico por umas horas, no máximo de um dia para outro, se deixares demasiado tempo a carne pode ficar demasiado mole, tens de ter esse cuida e equilíbrio, o normal é umas 2 a 4 horas e depois cozinhar.

Para a marinada junta apenas todos os ingredientes seguido da carne, deixa num recipiente fechado no frigorífico de um dia para outro, visto que o ácido não é tão rápido a decompor, mas também ajuda á carne a absorver mais os restantes temperos.

Quando tiveres pronto a grelhar (também podes estufar com o liquido da marinada ou fritar as costeletas), tira estas da salmoura e da marinada, deixa escorrer um pouco e tempera com sal e pimenta e grelha numa grelha quente, dependendo da grossura demoram mais tempo, toma cuidado para não cozinhar demasiado as costeletas, e estão prontas a servir.

Dicas: Existem milhares de variações, tanto em salmouras e marinadas como podes criar temperos antes de grelhar as costeletas como molhos ou coberturas para depois de grelhada.

 

Fonte: http://www.iguaria.com/prato-principal/carne/costeletas-de-porco-perfeitas/

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

6 − 4 =

Ir para Topo