Receitas Para Todos os Gostos
EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
DocesTartesTarte de Amêndoa com Caramelo Macio

Tarte de Amêndoa com Caramelo Macio

Publicado por
Share Button

Ingredientes

Para uma Tarteira com 23 cm diâmetro

Bolo base:
~ 4 ovos
~ 100 gr Açúcar (usei amarelo)
~ 150 gr Farinha (usei sem fermento, Tipo 55)

~ 50 gr Margarina amolecida
~ 1 colher chá Fermento (químico) em pó
~ 1 colher chá de essência de Baunilha

Cobertura:

~ 80 gr de Amêndoas peladas, laminadas e ligeiramente torradas
~ 150 gr Açúcar
~ 100 gr Margarina
~ 8 colheres de sopa de Leite

Preparação:

Eu comecei por pelar, cortar e torrar ligeiramente as amêndoas mas se usar daqueles pacotes de amêndoas já laminadas basta torrá-las num tabuleiro em forno médio, mexendo de vez em quando para ficarem uniformemente douradas.

1. Prepare o bolo da base: Bata os ovos inteiros com o açúcar até fazer creme, junte a margarina amolecida e volte a bater. Adicione, aos poucos, a farinha misturada com o fermento e por último junte a essência de baunilha. Leve a cozer em forno médio numa tarteira redonda previamente untada.
Desenforme o bolo ainda morno e reserve enquanto prepara a cobertura de caramelo.

2. Prepare o Caramelo: Ponha o açúcar e a margarina numa frigideira anti-aderente e leve ao lume no mínimo. Mexa continuamente até o açúcar começar a ficar com côr de caramelo.

Primeiro, este preparado irá fazer uma pasta, depois começa a fazer bolhas (não se assuste, é mesmo assim), e só depois é que o açúcar começa a caramelizar. Continue sempre a mexer até obter a cor de caramelo que prefere mas não o deixe ficar muito escuro senão fica duro.

Quando o caramelo estiver pronto, apague o lume, junte o leite e mexa vigorosamente. Quando pronto, monte logo a tarte com o caramelo ainda quente para não solidificar demais.

3. Montagem da Tarte: Disponha o bolo da base num prato de servir. Com a ajuda de uma espátula, barre a superfície do bolo com uma fina camada da cobertura de caramelo (se não fizer este passo e puser logo as amêndoas sob o bolo o que irá acontecer quando verter a cobertura é que elas ficarão todas “desarrumadas”, fala a voz da experiência).

Depois, disponha as amêndoas torradas por cimas do bolo e, por último, verta devagar o resto do caramelo da cobertura. Com a espátula, barre a parte lateral da tarte com o caramelo.

Fonte: http://comida-receitas.blogspot.pt

Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.

3 × 3 =

Ir para Topo